Ir para o conteúdo

Wilson reage ao “ataque vil” de Moutinho e resposta à ofensa vai ser dada na justiça

O governador Wilson Lima reagiu aos duros ataques feitos do Conselheiro do TCE-AM Ari Jorge Moutinho, durante audiência pública virtual realizada pela Assembleia Legislativa.

— Repudio veementemente as acusações a mim proferidas. A postura é absolutamente inadequada à liturgia que deve ser seguida no exercício do cargo por ele ocupado.

O conselheiro do TCE  chamou o governador de “ladrão” e de “bandidos” os diretores da Cigás. Em resposta, Wilson disse tomaria  todas as providencias legais cabíveis para que tal conduta seja apurada e punida pela justiça.

Ataque vil

O governador advertiu que a  democracia permite ideias divergentes, mas são inadmissíveis ataques a honra de quem quer que seja.

— Não é  um ataque vil ao cidadão Wilson Lima. É uma ofensa grave ao cargo de governador constituído democraticamente pelo povo.

Decano pasmo

Depois de assistir o “chute na canela” desferido pelo conselheiro do TCE, o deputado Belarnimo Lins (PP ) não considerou “civilizado” o linguajar chulo proferido dentro de uma casa legislativa:

— Fiquei pasmo com o que vi! – disparou o decano do Parlamento.

Mais pau no Hapvida

O  deputado Dermilson Chagas (Podemos) não está disposto a deixar por isso mesmo a negligência do plano de saúde Hapvida.

O parlamentar sugeriu à Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, uma Audiência Pública para buscar soluções aos assegurados infectados  pelo coronavírus, causador da Covid-19, que foram recusados pelo Hapvida.

Rejeitados

Dermilson diz que recebeu várias denúncias de beneficiários do plano que contraíram a Covid-19.

Todos acudam que foram rejeitados e mal atendidos pelos profissionais do grupo Hapvida, obrigando-os a irem buscar tratamento no sistema de saúde pública do Amazonas.

Transparência é isso

A prefeitura de Manaus quer transparência total às doações realizadas à campanha #ManausSolidária.

Para isso disponibiliza, por meio da internet, informações detalhadas sobre todos os valores e donativos repassados por empresas ou cidadãos ao município.

Posse virtual

Pela primeira vez, na história do parlamento, um vereador foi empossado virtualmente, o que aconteceu por conta da quarentena causada pela pandemia da Covid-19.

Posse virtual 2

O  odontólogo Daniel Vasconcelos (PSC) tomou posse nesta terça-feira (16) como vereador na Câmara Municipal de Manaus.

Suplente, ele assume o mandato, no lugar do vereador William Abreu (PTB), que trocou o mandato pelo cargo de Secretário de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

Vereador foi empossado virtualmente 

Pendura na luz

Uma boa notícia para quem está em dificuldade financeira e com a luz atrasada. Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) prorrogou até o fim de julho a proibição do corte de energia elétrica dos consumidores inadimplentes residenciais urbanos e rurais.

Proibido o corte

A proibição do corte de energia por 90 dias foi aprovada pela agência no fim de março, com validade também para os serviços considerados essenciais no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

Pague em agosto

Segundo a Aneel, os efeitos da pandemia no setor elétrico levaram a um aumento da inadimplência dos consumidores.

Com a decisão desta segunda-feira (15), a medida, que perderia validade na próxima semana, ficará em vigor até o dia 31 de julho.

Aí não tem jeito

No entanto, se  se após o prazo determinado a dívida persistir, a energia será cortada.

— Feitas essas ressalvas, a proposta é que, a partir de 1º de agosto, a distribuidora volte a efetuar a suspensão do fornecimento por inadimplência –, avisa a diretora da Aneel, Elisa Bastos.

“Pipeiro não é crime”

Com a frase “pipeiro não é criminoso”, o vereador Marcelo Serafim (PSB) condenou  ação policial que invadiu casa no bairro Raio de Sol, Zona Norte, quando pai e filho foram agredidos por estarem brincando de pipa.

— Pipeiro não é criminoso, nesta situação em específico, os policiais agiram com violência, invadindo inclusive a residência para apreender pipa e linha. Não podemos nos calar diante disso – protestou Marcelo.

Perigo no ar

A polícia reprimiu os empinadores de papagaio depois que uma pessoa faleceu, cortada por uma linha de cerol. É compreensível a indignação do vereador. Mas é preciso levar em conta, também,  o lado perigoso da brincadeira.

É bonito longe

Em Manaus existem áreas afastadas onde os pagãos podem ser empinados sem colocar em risco a vida das pessoas e comprometer a rede elétrica da cidade.

Tragédia no Naça

É bom não esquecer a tragédia que levou a vida do lendário zagueiro do Nacional Futebol Clube, Pedro Hamilton.

O jogador dirigia seu carro com o braço apoiado na janela – coisa comum à época –, quando uma linha com cerol cortou seu pulso.

Sem socorro imediato, Pedro Hamilton – autor do primeiro gol oficial no estádio “Vivaldo Lima”, nos anos 1970 –,  sangrou até morrer.

Depois do Aroeira

Depois de Aroeira e Noblat, Secom ataca Mônica Bergamo por charge de Bolsonaro. A Secretaria de Comunicação do governo Bolsonaro (Secom) usou as redes sociais nesta terça-feira (16) para atacar a jornalista em razão de uma publicação que questionava a perseguição a jornalistas por conta de uma charge.

Não faça humor

A charge em questão é de autoria do cartunista Aroeira.

“A abordagem desta jornalista é um desrespeito aos brasileiros e à memória das vítimas de regimes totalitários e genocidas como nazismo, fascismo e socialismo”, afirmou a Secom ao comentar sobre mensagem publicada por Bergamo.

Logo em seguida Mônica Bergamo deu o troco:

— Governo que investiga charge de humor é o que?

ÚLTMA HORA

O ministro Alexandre de Moraes, do STF,  quebrou os sigilos bancário e fiscal dos deputados federais Bia Kicis (PSL-DF), Carla Zambelli (PSL-SP), Cabo Junio Amaral (PSL-MG) e Otoni de Paula (PSC-RJ). A medida foi pedida por Augusto Aras no inquérito que apura a organização e financiamento de atos contra a democracia.

Hoje, no âmbito da investigação, a Polícia Federal fez buscas e apreensões contra o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), o empresário Otávio Fakhoury e o advogado Luís Felipe Belmonte, do partido Aliança pelo Brasil.

ORGULHO

Um estudo da Universidade de Oxford, divulgado nesta terça, 16, mostra que um remédio barato e amplamente disponível no mundo pode salvar 1/3 dos pacientes com covid-19 em estado grave. O nome do medicamento é Dexametasona, um tipo específico de corticóide comum, vendido no mundo inteiro.

Dados preliminares de estudo britânico mostram que o remédio administrado em pacientes que estão em aparelhos respiradores, baixou o risco de morte de 40% para 28%. Entre os que recebem oxigênio, a chance de morrer se reduz de 25% para 20%. Para pacientes que não estão com respiração mecânica não houve constatação de melhora.

VERGONHA

A Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) gastou R$ 30 milhões da verba pública em campanhas publicitárias veiculadas em rádios e TVs de pastores que apoiam Jair Bolsonaro. Cinco veículos ligados à igrejas evangélicas foram beneficiados. Os pastores responsáveis por tais veículos se reuniram com o presidente no início de junho, em Brasília. De acordo com Silas Malafaia, um dos organizadores da reunião, objetivos dos líderes era “interceder pela nação e levantar um clamor pelo Brasil”. Então, tá!

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes