Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Omar bem que convidou, mas Braga recusou a CPI da Covid. Por que, hein?

O senador Eduardo Braga (MDB-AM) andou querendo ser o relator da CPI da Covid, mas de repente mudou de ideia. Por que será, hein?

—  Irei apoiar Renan – limitou-se a dizer o senador do Amazonas  ao repórter Nilson Klava, da GloboNews.

Braga chegou a ser convidado pelo senador Omar Aziz (PSD-AM) para ser o relator mas recusou o posto e defendeu a escalação de Renan Calheiros (MDB-AL). Talvez a explicação esteja no fao que Braga não queira causar “constrangimentos” e se desgastar com o aliado do Planalto. Até porque a tropa de choque” de Bolsonaro esta trabalhando para blindar o homem de qualquer jeito. O próprio presidente anda ligando para os senadores.

Caça às bruxas

Aliás, não se deve criar expectativas e achar que a CPI da Covid vai colocar Bolsonaro e seus erros na condução da pandemia, contra o paredão.

Escolhido para presidir a CPI, o senador Omar Aziz (PSD-AM) já avisou que a comissão não será uma “caça às bruxas”.

Bombeiro

Omar Aziz, que tem apoio do governo, vem sendo criticado porque bem antes de ser confirmado como presidente já se posiciona de maneira contemporizadora:

— Não tem governo, seja de direita, centro ou esquerda, que não tenha cometido equívocos nessa pandemia. Em todos os estados, está tendo morte.

Bolsonaro amou

E aproveitou para cutucar João Dória.

— O João Doria (PSDB, governador de São Paulo) é 100% contrário ao pensamento do Bolsonaro. São Paulo, por acaso, está vivendo um mar de rosas?

Bolsonaro adorou.

Pizza não

Mas  garantiu nesta segunda-feira (19), à CBN, que a comissão "não vai terminar em pizza". Ele destacou a importância de investigar os erros do Brasil para conseguirmos poupar vidas e afirmou que, diferentemente de outras comissões que "são abstratas para a maioria da população", essa CPI "está na residência de todos nós".

Sofreu na pele

Na entrevista, Omar citou a perda do irmão, o empresário Walid Aziz, vítima da doença em janeiro desse ano.

David convocado

Além de ouvir empresários, membros da equipe do Ministério da Saúde e o próprio general “estrategista”  Eduardo Pazuello, que deixou um rastro de terra arrasada no ministério da Saúde CPI vai ouvir o prefeito de Manaus, David Almeida.

Lockdown nacional

Os partidos Comunista do Brasil (PCdoB) e Socialismo e Liberdade (PSOL) acionaram o Supremo Tribunal Federal (STF), na última sexta-feira (16), com uma ação que visa obrigar o presidente da República, Jair Bolsonaro, a criar uma comissão com poderes para implementar um lockdown nacional. As informações foram divulgadas pela revista Veja.

Bom senso

Um dos advogados que assinaram o pedido, feito por meio de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), foi o ex-ministro da Justiça no governo Lula, Tarso Genro.

Em uma publicação no Twitter, Genro afirmou que a ação “mostra a recorrente postura de inconstitucionalidade do governo Bolsonaro no tratamento da pandemia e em defesa da vida e da economia”.

Urgentes e inadiáveis

Na ação, as legendas de esquerda querem que seja determinada uma cautelar para implantar “providências urgentes e inadiáveis necessárias ao combate à pandemia de Covid-19”.

A comissão seria composta por integrantes dos governos federal, estaduais e municipais, além de contar com representantes da comunidade

LG chegando

O governador Wilson Lima recebeu o presidente da LG Electronics em Manaus, Young Seo, e demais representantes da companhia, nesta segunda-feira (19/04), na sede do Governo do Amazonas, zona oeste da capital.

Novos empregos

A partir de julho, a empresa sul-coreana começa a produzir monitores e notebooks no Polo Industrial de Manaus (PIM). Segundo os representantes da  LG, a vinda da produção de Taubaté (SP) para Manaus vai gerar mais de 250 novos empregos diretos. A LG Electronics vai ampliar a planta de operações na capital em mais de 12 mil metros quadrados.

Produção vai gerar 250 novos empregos diretos 

Porta aberta

Wilson ressaltou a importância da LG Electronics para a economia do estado e o fortalecimento da Zona Franca de Manaus. O governador destacou a preocupação de não fechar em nenhum momento a indústria, mesmo nos momentos mais difíceis da pandemia

— Tivemos a preocupação de não fechar em nenhum momento a indústria, mesmo nos momentos mais difíceis da pandemia”, disse o governador no início do encontro. —, disse o governador.

Memória indígena

O prefeito David Almeida inaugurou  nesta segunda-feira, 19, o Memorial Aldeia da Memória Indígena, que vai funcionar, na praça Dom Pedro II, Centro Histórico. O evento foi uma celebração o Dia do Índio.

Celebrando Manaós

No local será entregue um mural de 140 metros quadrados, pintado pelo artista muralista Fábio Ortiz, com quatro imagens retiradas de livros históricos. O  mapa das calhas dos rios, o grande Ajuricaba, os Manaós e o cemitério indígena na visão do colonizador.

Mirem-se no exemplo

O governador Camilo Santana, do Ceará, sancionou no dia 16 de março, lei aprovada na Assembleia Legislativa que permite a aquisição do imunizante. Ao todo, serão 5,87 milhões de doses adquiridas pelo Estado. Os governadores do Nordeste receberão o imunizante antes do Governo Federal.

97,6% de efetividade

O imunizante ainda não foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Porém, o  Instituto Gamaleya de Moscou divulgou, nesta segunda-feira, 19, prévias de um estudo que aponta a efetividade de 97,6% da vacina Sputnik V contra a COVID-19.

Avaliação real

A divulgação foi feita pelo cientista russo Denis Logunov, membro do  Instituto e um dos principais desenvolvedores do imunizante. A avaliação foi feita com base em um banco de dados 3,8 milhões de pessoas que receberam as duas doses da vacina, em uma avaliação de dados do mundo real.

Solidariedade à francesa

E por falar em índios, a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e o Fundo Francês para o Meio Ambiente Mundial (FFEM) apresentaram o projeto TerrIndígena, que visa acompanhar os processos organizacionais de 18 comunidades indígenas na Amazônia da Colômbia, Brasil e Equador.

Saco de Euros

O projeto destinará 5,72 milhões de euros (cerca de R$ 32 milhões) para fortalecer a proteção de mais de 17 milhões de hectares na região amazônica do norte do Brasil, Colômbia e Equador. É o que informou a Embaixada da França no Equador.

Pesadelo com Lula

O presidente Jair Bolsonaro não anda dormindo direito. Começou a agredir o ex-presidente de Lula e, se está adotando essa postura – o que é feio para um presidente –, é porque o “sapo barbudo” está incomodando.

Dor de cotovelo

O ex-capitão, demonstrando uma visível dor de cotovelo, disse, nesta segunda-feira, 19, que quem votar no ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva "merece sofrer". A declaração ocorreu durante conversa com apoiadores na saída do Palácio da Alvorada, onde o mandatário repetiu críticas ao petista.

Mamãe eu quero

Apesar de dizer que não se importa com reeleição, o chefe do Executivo vem articulando e tentando garantir seu posto em 2022.

Diz que não quer, mas quer.

Até porque disse que que deverá escolher um novo partido até o fim de abril, uma vez que o Aliança pelo Brasil não ficará pronto a tempo das eleições.

Alfinetando o STF

Bolsonaro também voltou a atacar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de manter a anulação das decisões judiciais relacionadas a Lula na 13ª Vara Federal de Curitiba. Com o julgamento do Supremo, Lula fica livre para concorrer à presidência da República em 2022.

— Foi 8 a 3 o placar lá. Interprete como quiser. Agora, um povo que porventura vote num cara desse é um povo que merece sofrer.

ÚLTIMA HORA

Bolsonaro manda "ajeitar" um cargo para Pazuello antes da CPI

Antes da CPI, general Pazuello deve ganhar um cargo de presente

Antes decair nas garras da CPI (será que tem?) o general Pazuello deverá ganhar um novo cargo no governo. A determinação é do próprio  presidente Bolsonaro, que  determinou à equipe que encontrasse um espaço para abrigar no governo o general. O general é alvo de inquérito por causa da crise em Manaus e está na mira do Tribunal de Contas da União (TCU), onde ministros defendem sua responsabilização por omissões durante a pandemia.

A pedido do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello deve ganhar um cargo no Palácio do Planalto. Está em discussão alçá-lo ao comando da “Secretaria Especial de Modernização do Estado”, informou à CNN um auxiliar presidencial.

ORGULHO

Lucas Carvalho, um ex-aluno de escola pública agora é doutor aos 24 anos.  Foram quatro anos e meio para concluira graduação em medicina veterinária, 12 meses para finalizar o mestrado e 25 meses para terminar o doutorado.  jovem é o estudante mais novo a se tornar doutor na Universidade Federal da Paraíba.

VERGONHA

O  ex-juiz Sérgio Moro, condenado pelo Supremo Tribunal Federal por parcialidade contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi rebaixado de cargo pela Alvarez & Marsal.  Segundo a revista Veja, em manifestação à Justiça de São Paulo no dia 7 de abril, no processo de recuperação judicial do grupo Odebrecht, a Alvarez & Marsal disse que Sérgio Moro não é sócio de qualquer empresa do grupo e reitera várias vezes que o ex-juiz da Lava Jato foi contratado apenas como consultor, o que significa que também não tem salário fixo e só é remunerado quando presta algum serviço.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes