Ir para o conteúdo

Suframa conhece projetos de Inovação do Ministério Público do Amazonas

Foram apresentados dois projetos em desenvolvimento na área de Inovação, alinhados à tendência de modernização dos serviços públicos por meio da transformação digital

Nesta quinta-feira (22), o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) apresentou à Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) dois projetos em desenvolvimento na área de Inovação, alinhados à tendência de modernização dos serviços públicos por meio da transformação digital.

A reunião ocorreu na sede da Autarquia, com a presença do superintendente Bosco Saraiva e do procurador-geral de Justiça, Alberto Júnior, acompanhado do coordenador do Laboratório de Inovação do MPAM, André Lavareda, e equipe técnica, além de representantes da Venture Hub, Softex e Fundação Paulo Feitoza (FPF).

Os projetos fazem parte da política interna institucionalizada no Ministério Público, chamada de MP Digital, que está dividida em vários núcleos, como cultura da inovação, governança de dados, interoperabilidade de sistemas, experiência dos usuários, inteligência artificial, infraestrutura digital e cibersegurança.

O coordenador do Laboratório de Inovação do MPAM, André Lavareda, explicou que primeiro projeto visa promover a cultura de Inovação no Ministério Público, incentivando a melhoria de processos e entregas. O segundo projeto foca na utilização de dados para embasar decisões. Ambos os projetos, denominados "Inovação 360 MP Amazonas" e "Datasphere MP Amazonas", respectivamente, contam com o apoio de parceiros como a Venture Hub, Softex e Fundação Paulo Feitoza.

O procurador-geral de Justiça, Alberto Júnior, ressaltou a importância do movimento de transformação digital nos serviços públicos, enfatizando que o MPAM, como prestador de serviço público, não pode estar alheio ao diálogo com a sociedade.

“O objetivo é implementar projetos de Inovação que tragam resultados concretos para a sociedade, abrangendo diversas áreas de política pública, como educação, saúde e segurança pública. Essas iniciativas visam não apenas desenvolver ações preventivas, mas também colaborar com o governo estadual e as prefeituras, tanto da capital quanto do interior, em prol da dignidade do cidadão, conforme preconizado na Constituição Federal”, afirmou.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes