Ir para o conteúdo

Dito & Feito: UMA DAS REGIÕES MAIS PERIGOSAS DO MUNDO - Programas dos candidatos ao governo do Amazonas ignoram problemas na faixa de fronteiras

Nos planos de governo, os gargalos ambientais do estado são ignorados

O Amazonas é o  estado que concentra a maior população indígena do país, além da  maior população de índios em isolamento voluntário do mundo. Mas o estado também tem outras peculiaridades: em quatro anos de governo Bolsonaro (PL), passou do status de estado mais preservado da Amazônia para o epicentro de conflitos socioambientais e um dos líderes em degradação e violência contra populações tradicionais.

Rota internacional do narcotráfico, fronteira com três países e um território maior que a região Nordeste, o Amazonas é rota internacional do narcotráfico, problema difícil de combater, já que o estado  faz fronteira com três países e tem um território maior que a região Nordeste “A violência é um capítulo dos problemas da região e foi exposta nos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips, mortos por contrariarem interesses da pesca ilegal no Vale do Javari, hoje considerada uma das regiões mias perigosas do mundo. A terra indígena fica na região de fronteira com Peru e Colômbia, marcada pela influência do tráfico de cocaína e contrabando de riquezas naturais”, publicou o jornal Folha de S.Paulo. Apesar de tudo isso nos planos de governo dos candidatos ao governador , os gargalos ambientais do estado são ignorados.

Ex-governadores

E olha que nesta eleição, a administração do estado é disputada por oito candidatos, entre os quais três já comandaram o estado.

*

O atual governador Wilson Lima (União Brasil) e os ex-governadores Amazonino Mendes (Cidadania) e Eduardo Braga (senador pelo MDB). Nos planos de governo, os gargalos ambientais do estado são ignorados.

Segundão em desmatamento

O desmatamento é outro grande problema que o governador eleito terá que enfrentar.

Em três anos, o Amazonas apareceu pela primeira vez na frente de Mato Grosso e Maranhão, atingindo assim o segundo lugar na lista de estados que mais desmatam.

*

O Amazonas saltou de quarto estado no ranking de desmatamento da Amazônia, em 2020, para o segundo lugar em 2021. É o que  mostra o RAD (Relatório Anual de Desmatamento) do MapBiomas.

Ranking da morte

O Amazonas também lidera há três anos o ranking de homicídios de indígenas, de acordo com relatório do Cimi (Conselho Indigenista Missionário). Em 2021, foram 38 assassinatos.

Tarefa para casa

Judiciário amazonense deve implementar uma série de medidas nos próximos seis meses para reestruturar a justiça criminal e o sistema prisional do estado.

*

Foi o que definiu o plenário do Conselho Nacional de Justiça em sua 68ª Sessão Virtual Extraordinária, aprovou, na segunda-feira (12/9).

Sistema carcerário

Em maio de 2022, o TJAM passou por uma inspeção conduzida pela Corregedoria Nacional de Justiça e pelo Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas.

*

As equipes do CNJ inspecionaram carceragens de delegacias da Polícia Civil, totalizando diligências em 21 estabelecimentos de privação de liberdade, na capital e interior.

CNJ determina

A lista de providências abrange a retomada das audiências de custódia em modo presencial em todo o estado e a  revisão da situação processual para garantir a liberdade das pessoas com penas cumpridas.

Gestantes e indígenas

O CNJ também determinou  a reavaliação da permanência nos estabelecimentos penais de minorias em situação de vulnerabilidade, como gestantes, indígenas e migrantes, entre outras mudanças.

Criador e criatura

Na reta final da campanha, a candidata Soraya Thronicke (União Brasil) concentrou seu cerrado sobre Jair Bolsonaro.

O esquenta no bate boca começou lá no debate do SBT, quando o presidente chamou a candidata de “estelionatária”.

*

— Todo o seu material de campanha, quer seja de santinho ou de vídeos, tava escrito lá: ‘A candidata do Bolsonaro’. A senhora foi uma estelionatária por ocasião das eleições, afirmou Jair.

Soraya já fez o jogo de Bolsonaro, mas hoje se arrepende amargamente

Vara curta

Soraya ganhou direito de resposta pela declaração. Ela não rebateu o uso do slogan.

Mas fez pior, disse para Bolsonaro não “cutucar onça com sua vara curta”.

Quem é estelionatário?

Também disse que “estelionatário é o ato de quem usa dinheiro vivo para não deixar rastros e nem provas”, em referência a reportagens do UOL sobre operações imobiliárias da família Bolsonaro....

No verão passado

Nas eleições de 2018, Soraya era candidata ao Senado quando tanto ela quanto Bolsonaro faziam parte do PSL.

*

À época, ela apoiou o atual presidente. Em 2019, foi convidada a participar de duas lives presidenciais, quando até armas andou empunhando.

Maior da história

O prefeito David Almeida está determinado a realizar o maior  “Boi Manaus” de todos os tempos.

Ao anunciar a programação da festa que se realizará nos dias 21, 22 e 23 de outubro, no sambódromo, ele garantiu que está será maior edição da  história.

*

— A nossa intenção é fazer o maior evento de 'Boi Manaus' de todos os tempos. Lancei o desafio a todos os artistas e componentes dessa cultura amazônica i0, disse David.

Lendas do boi

A grande novidade será a justa homenagem às lendas do boi-bumbá Arlindo Jr, Klinger Araújo e Zezinho Corrêa.

Todos os veículos de som,, os chamados Bois Elétricos”, serão batizados com nomes de grandes artistas de boi-bumbá que faleceram no período da pandemia da Covid-19.

*

— Artistas como Klinger Araújo, Arlindo Jr e Zezinho Corrêa precisam ser sempre homenageados e lembrados por tudo o que fizeram pelo nosso estado e a nossa cultura – reforçou o prefeito.

.

Lula ameaçado

A Justiça paulista determinou a apreensão do celular de um morador de Catanduva, no interior de São Paulo, suspeito de ser o responsável por ameaças de morte feitas ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As ameaças foram feitas nos dias 24 de março, 5 de abril e 7 de abril.

Morte rondando

De acordo com a investigação, sob o pseudônimo de Luiz Carlos Prestes, uma pessoa enviou no mês de março uma mensagem aos canais de comunicação do PT dizendo que Lula deveria desistir da eleição, "porque a morte o ronda em sua campanha".

*

“Porque você vai ser morto por um militante do próprio partido, um companheiro. E, quando forem investigar a sua morte, verão a ficha dele, filiado em seu partido”, ameaçou o criminoso covarde, que se manteve no anonimato.

Escudo de Lula

Falando em ameaças de morte, Lula passou a contar, desde o fim do mês passado, com seis pastas balísticas para protegê-lo de eventuais ataques por disparos de armas de fogo.

O equipamento pôde ser visto neste domingo (25) durante um comício feito por Lula no Rio.


Proteção contra bala

A pasta balística tem a aparência de uma maleta de viagem e é carregada por agentes que fazem a segurança do candidato.

Quando aberto, o equipamento se transforma em um escudo protetor contra projéteis.

Estilo James Bond

A abertura da pasta pode ocorrer quando a equipe que faz a segurança do candidato detecta uma ameaça no entorno – por exemplo, se forem ouvidos tiros ou barulhos de tumulto na multidão que cerca a pessoa que se pretende proteger.

Despeito

Michelle tacou o sarrafo na belíssima Bruna Marquezine, só porque ela apoia Lula

A primeira-dama Michelle Bolsonaro criticou o look usado pela atriz Bruna Marquezine no desfile da Buberry, em Londres. As fotos foram publicadas por Marquezine na segunda-feira (26/09) nas redes sociais, e a crítica de Michelle, publicada em comentário, dizia que a atriz "gosta de ser feia e vulgar".

Marquezine é Lula

O comentário de Michelle é uma investida contra Bruna, que se posiciona publicamente contra o presidente Jair Bolsonaro (PL).

A atriz declarou voto em Luiz Inácio Lula da Silva, e defendeu o voto útil.

*

Marquezine protagoniza o vídeo em apoio ao petista "vira vira voto", em que artistas pedem voto para Lula vencer Bolsonaro no primeiro turno.

Irmãos de Ciro lularam

Nem os irmãos de Ciro Gomes aguentaram a campanha dele, que só bate em Lula.

O candidato a presidente da República pelo PDT, Ciro Gomes, rompeu com Cid Gomes e Ivo Gomes, após a dupla declarar apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida para o comando do Palácio do Planalto.

Facada nas costas

De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, nesta campanha, o pededista resolveu ignorar o Ceará, seu reduto eleitoral, após brigar com a família.

— Recebi uma facada poderosa nas costas.

Traição cearense

Ciro disse que a traição é a cara do momento no Ceará.

— Resolvi não ir ao meu Estado pela primeira vez. Que o cearense diga lá o que quer fazer de mim –, disse o pedetista em recente entrevista ao site O Antagonista.

ÚLTIMA HORA

PF vê transações suspeitas em gabinete de Bolsonaro

O homem da mala preta – Bolsonaro em viagem com Tenente-coronel Cid Barbosa, que faz o pagamentos


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a quebra do sigilo bancário do assessor mais próximo do presidente Jair Bolsonaro (PL), que exerce a função de ajudante de ordens, o tenente-coronel do Exército Mauro César Barbosa Cid, após a Polícia Federal (PF) ter descoberto mensagens escritas, de áudio e fotos no celular do militar consideradas suspeitas.

Elas seriam referentes a depósitos fracionados e saques em dinheiro destinados ao pagamento de gastos de Bolsonaro, de sua esposa, Michelle Bolsonaro, e de pessoas do convívio íntimo dela. As informações são da Folha de S.Paulo. O material analisado pela Polícia Federal indica que as movimentações financeiras se destinavam a pagar contas pessoais da família presidencial e também de pessoas próximas da primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

*

A assessoria da Presidência nega qualquer irregularidade nas transações e diz que os valores movimentados têm como origem a conta particular do presidente da República. No entanto, os  cofres públicos bancaram a viagem do pastor Silas Malafaia a Londres e a Nova York para acompanhar o presidente Jair Bolsonaro nas cerimônias fúnebres da rainha Elizabeth II e na Assembleia Geral das Nações Unidas.

ORGULHO

Feliz da vida, o bebê Caetano se lambuzou no "peitolé"

Você já ouviu falar em “ peitolé”? Pois é, a  cearense Loriane Ricalde, de 27 anos, fez um um picolé com leite materno  para o filho Caetano, de 4 meses, que logo passou a ser chamado de “peitolé”. A ideia viralizou nas redes sociais e chamou a atenção de internautas e profissionais de saúde. Loriane conta que descobriu o picolé diferente ao começar a pesquisar ideias e dicas de amamentação para bebês, na internet. Ela disse que antes de dar a “sobremesa” para o filho, conversou com a pediatra e recebeu uma resposta positiva. O vídeo da mãezinha mostrando Caetano experimentando o peitolé foi publicado no Instagram e rendeu muitos comentários. A mãe está feliz e o bebê também. Ele amou e comeu tudo.

VERGONHA

Eduardo Bolsonaro sempre apoiou as campanhas do pais, em todos os sentidos

A uma semana da eleição, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) foi às redes nesta sexta-feira para agredir aliados do pai. O deputado  acusou os aliados de fazer corpo mole na reeleição do pai: A  omissão de dados de Jair Bolsonaro, como o número do partido, no material eleitoral dos candidatos aliados. Eduardo chama esses “ aliados” de “caroneiros” na candidatura de Bolsonaro. São candidatos aliados que não estão tão empenhados assim na reeleição do atual presidente.

—Tem muita gente que se diz candidato, que apoia Bolsonaro, mas não coloca o número no santinho. Pode até ter esquecido? Pode ter esquecido. Mas, bolsonarista de verdade, coloca Bolsonaro aqui do lado (ele exibe um santinho) – disse Eduardo, que citou os que desejam apenas aproveitar a carona.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes