Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Omar bate de frente com Queiroga e apresenta PL para dar poderes à Anvisa

O senador Omar Aziz anunciou, na segunda-feira (29), que vai apresentar um projeto de lei pelo qual dá à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) poder de decisão. A reação de Aziz vai de encontro à declaração do  ministro da Saúde, Marcelo Queiroga que, no início da tarde desta terça-feira (30), afirmou a jornalistas que “o passaporte da vacina não é um salvo conduto para garantir que o indivíduo não transmita o vírus”.

A afirmação de Queiroga causa perplexidade, já que especialistas têm afirmado que a transmissão do vírus por pessoas vacinadas diminui consideravelmente.

—  A Anvisa precisa ser respeitada. O que ela recomenda precisa ser tratado como determinação e ser cumprido por todos –, advertiu o senador.

O parlamentar – ex-presidente da CPI da Covid e atual presidente da Frente Parlamentar do Observatório da Pandemia – apresentará o PL com pedido de tramitação em regime de urgência.

Segundo a assessoria de Aziz, nesta terça (30) o projeto está em fase final de elaboração.

Restrição a estrangeiros

Omar reforçou que as recomendações dadas pela Anvisa, como exigir certificado de vacinação na entrada de estrangeiros no país, precisam ser cumpridas imediatamente.

— Isso sem necessidade de uma portaria do grupo interministerial –, escreveu Omar no Twitter.

Por Mário Adolfo 

Sem medo da Ômicron

Independente do risco da nova variante do novo coronavírus, a Ômicron, o Governo do Amazonas ainda não decidiu se mantém ou não o carnaval de 2022.  Mas confirmou que manterá 43ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), maior feira de agronegócio da região Norte.

Cidade do Agro

A exposição será realizada no Kartódromo da Vila Olímpica de Manaus,  situado no bairro Alvorada, zona centro-oeste.

A Expoagro avcontecerá no período de 9 a 12 de dezembro.

— Vamos instalar no Kartodrómo uma verdadeira cidade do Agro —,disse Petrucio Magalhães Júnior, secretário de Estado de Produção Rural.

Tirou o time de campo

O vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (AM), está decidido.

Vai mesmo tirar o time de campo do PL.

Sua permanência no partido ficou insustentável com a chegada do presidente Jair Bolsonaro, filiação oficializada nesta terça-feira,  30/11.

O deputado deverá anunciar nesta  quarta-feira (1/12) sua saída da legenda e seu destino político.

Para onde vou?

Mas, para onde vai o deputado amazonense?

Até o momento, Ramos recebeu convites de sete partidos: SD, PSD, PDT, PSB, União Brasil, Republicanos e Podemos.

O compromisso de Ramos com o presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, é de que nenhum anúncio seja feito nesta terça.

O povo quer saber

Alguns políticos e prefeitos do interior estão defendendo a barra de garimpeiros que tiveram balsas queimadas pela Polícia Federal no rio Madeira. Alguns estão até forçando a barra para indenizar esses garimpeiros. Mas, alguém está preocupado com a poluição das águas do rio pelo mercúrio?

Crime nas águas

O deputado estadual Cabo Maciel (líder do PL) é um dos que manifestou sua “peninha” em relação ao fim de uma atividade criminosa que envergonha o Amazonas em escala mundial. Afinal, a atividade do garimpo é uma agressão ao meio ambiente.

Então tá!

Maciel disse estar triste pelo  desespero das famílias que presenciaram a destruição de suas balsas e seu material

Mas o deputado em nenhum momento se manifestou em relação à contaminação das águas do Madeira, à contaminação dos peixes e à saúde do amazonense que se alimenta desses peixe contaminado por mercúrio.

Limpe o nome

Contribuintes do Amazonas têm somente mais um mês, até o dia 30 de dezembro deste ano, para aderir ao programa Refis 2021, que oferece descontos de até 95% em juros e multas de débitos estaduais inscritos na dívida ativa do Estado.

Do ICMS ao IPVA

Entre os principais tributos que podem ser negociados com a Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM), estão o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD).

Lula vai mudar...

Quem comanda tarifa da gasolina é o dólar. Lula quer acabar com isso

Em publicação nas redes, o ex-presidente Lula afirmou que não irá manter a política de paridade dos preços internacionais do petróleo.

O pré-candidato do PT em 2022 disse que será adotada a mesma política de preços da Petrobras empregada nos governos petistas.

... preço da gasolina!

— Digo em alto e bom som: nós não vamos manter essa política de preços de aumento do gás e da gasolina que a Petrobras adotou por ter nivelado os preços pelo mercado internacional.

No tempo do PT

Para Lula, quem tem que lucrar com a Petrobras é o povo brasileiro

— Fui 8 anos presidente da República. A Dilma foi por 6 anos. A gente tinha efetivamente uma política de preços compatíveis com a sobrevivência boa da Petrobras –, escreveu Lula no Twitter.

Complexo de vira-lata

Para o ex-presidente, qualquer candidato sério” descartaria a política de preços adotada pelo atual governo.

— Esse argumento é do complexo de vira-lata: insubordinar aos interesses das multinacionais que estavam preparadas para destruir a indústria de engenharia no Brasil e a indústria naval –, declarou.

Ninguém segura

E por falar em Lula, pesquisa eleitoral sobre a presidência feita pelo Atlas Político, divulgada nesta terça-feira (30), mostra que o ex-presidente segue na liderança e ampliou sua vantagem com relação ao segundo colocado, que é Jair Bolsonaro (PL).

Segundo o levantamento, Lula, que na última pesquisa do instituto tinha 40,6% das intenções de voto, cresceu 2,2 pontos percentuais e chegou a 42,8%.

Ladeira abaixo

Já Bolsonaro fez o movimento contrário: tinha 34,5% das intenções de voto e sofreu uma queda de 3 pontos percentuais, constando agora com 31,5%.

ÚLTIMA HORA

Flávio Bolsonaro implora para o pai esquecer a reeleição e salvar o irmão Carluxo

Pedido de fiho: Bolsonaro pode desistir da reeleição e disputar o Senado para salvar Carluxo

Aliados, o Centrão e agora o filho Flávio Bolsonaro querem ver o pai fora da disputa para as eleições de 2022. Todos com medo de uma iminente derrota para Lula. A sugestão é de que Bolsonaro vire candidato a Senador. o argumento é que ele venceria com facilidade e manteria o foro privilegiado. Flávio levou a sério a aflição do Palácio do Planalto com as pesquisas internas encomendadas por aliados do mandatário. A preocupação do senador visa também o irmão Carlos Bolsonaro que não pode ser candidato a nenhum cargo enquanto o pai for presidente.

Com o número de pessoas que reprovam a gestão bolsonarista em crescimento, o mandatário disputaria a reeleição com grande chance de não ser reeleito. Nesse caso, ele ficaria como Carluxo, sem foro privilegiado. “Pensa no Carlos”, implorou Flávio ao pai.

ORGULHO

Arte combate racismo: Maxwell saiu da favela para brilhar em Paris

Maxwell Alexandre , um brasileiro nascido na favela está impressionando o público na França com sua arte contra o racismo. O artista de 31 anos está expondo no Palais de Tokyo, museu de arte moderna em Paris.  Maxwell usa a arte como uma ferramenta para promover socialmente pessoas pretas. A exposição “New Power”-  ‘Novo Poder’, em tradução livre – ganhou o título do BK, seu amigo rapper. Maxwell cresceu na maior favela do Rio de Janeiro, a Rocinha e está expondo em Paris desde a última sexta-feira, 26.

VERGONHA

Polêmica: Boi de ouro foi rejeitado pelos paulista e multado pela prefeitura

A Prefeitura de São Paulo aplicou uma multa de R$ 38 mil à empresa que instalou a escultura Touro de Ouro em frente ao prédio da B3, no centro histórico de São Paulo. A obra do artista plástico Rafael Brancatelli, inaugurada no último dia 16, foi removida do local na terça-feira (23) da semana passada, após uma decisão da CPPU (Comissão de Proteção à Paisagem Urbana), ligada à Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento, que alegou falta de autorização do município para a presença da peça no espaço público e seu caráter publicitário.  000Desde sua inauguração, a escultura provocou controvérsia. Manifestantes atacaram a obra com pichação e colagem de cartaz com a inscrição “Fome”, além de atrair críticas de plágio por sua semelhança com o “Charging Bull” (touro em investida), escultura localizada em Wall Street, em Nova York.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes