Ir para o conteúdo

ZFM soma dez reconhecimentos internacionais do grupo Financial Times

Em 2023, a ZFM foi premiada na categoria “Melhores Zonas Francas para Grandes Empreendimentos” e recebeu menção honrosa referente à categoria "Estratégia de Transporte e Geração de Empregos”

A Zona Franca de Manaus (ZFM) recebeu, em 2023, uma premiação e uma menção honrosa no “Global Free Zones of The year” (Zonas Francas Globais do ano), da publicação Fdi Intelligence, do grupo britânico Financial Times. A premiação veio na categoria “Melhores Zonas Francas para Grandes Empreendimentos” e a menção honrosa é referente à categoria "Estratégia de Transporte e Geração de Empregos”, ambas no continente americano. Ao todo, a ZFM já recebeu dos avaliadores da revista britânica dez reconhecimentos internacionais – oito premiações e duas menções honrosas.  

A premiação é realizada anualmente desde 2015, a partir de uma análise realizada por especialistas contratados pela Fdi Intelligence, publicação especializada do Grupo Financial Times que destaca as melhores Zonas Francas do mundo em um ranking de excelência. Os avaliadores destacaram que a Zona Franca de Manaus tem “uma história que abrange mais de 50 anos, acumulou uma mistura eclética de indústrias que fornecem insumos para as operações de grandes empresas, tais como eletrônica, veículos de duas rodas, telecomunicações e mecânica. Isto criou cadeias de abastecimento e, por sua vez, aumentou a produtividade das indústrias”.  

Os julgadores também incluíram como atrativos da ZFM: “a mão de obra altamente qualificada de Manaus, graças às suas universidades e institutos de formação de qualidade, enquanto todos os produtos fabricados na zona recebem o selo de ‘marca da floresta amazônica’. Esses benefícios ajudaram a atrair investimentos recentes, incluindo um projeto de US$ 38 milhões da multinacional de eletrônicos Flextronics, que irá gerar 483 empregos diretos, além da expansão de empresas como Samsung, BMW Motorrad, Yamaha e Valgroup”.

Ao conceder à ZFM a menção honrosa na categoria "Estratégia de Transporte e Geração de Empregos”, o especialista Tony Restall afirma em seu parecer que “apesar da sua localização remota (leva cinco dias para levar produtos até o porto costeiro), a ZFM está a explorar pontos de entrada alternativos através da Guiana e da Venezuela”. Restall também relaciona a criação de empregos aos incentivos fiscais ofertados na ZFM e ressalta: “A criação de emprego equivale à criação de riqueza”.

Outros prêmios
Os oito prêmios conquistados anteriormente pela Zona Franca de Manaus foram nas categorias: Grandes Empreendimentos da Região da América Latina e Caribe (2015); Melhor Zona Franca das Américas – Grandes Empreendimentos (2017); Melhor Zona Franca para Sustentabilidade (2017); Melhor Zona Franca para Expansão (2017); Melhor Zona Franca para Novos Investimentos (2017); Melhor Zona Franca Recomendável para Grandes Investimentos na América Latina (2018); “Altamente recomendável para grandes empreendimentos no continente americano” (2022) e Menção Honrosa na categoria Logística (2021).

Para o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, o reconhecimento internacional é resultado de ações públicas divulgadoras das vantagens de investimento na região e de medidas que buscam aprimorar e melhorar o ambiente de negócios, além dos esforços dos trabalhadores e empreendedores que atuam na ZFM.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes