Ir para o conteúdo

Yara Lins denuncia que sofreu agressão de Ari Moutinho Jr. dentro do TCE-AM

Segundo ela, o conselheiro Ari Moutinho Júnior a ameaçou dentro do plenário do TCE-AM, minutos antes de iniciar a eleição para presidência da Corte de Contas

Denuncia foi formalizada na PC-AM.

A presidente eleita do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), conselheira Yara Lins, formalizou uma denúncia junto a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), na manhã desta sexta-feira (6), por assédio e violência contra ela dentro da Corte de Contas.

Segundo ela, o conselheiro Ari Moutinho Júnior a ameaçou dentro do plenário do TCE-AM, minutos antes de iniciar a eleição para presidência da Corte de Contas, realizada na última terça-feira (3), a qual foi eleita para o cargo.

Segundo Lins, o conselheiro chegou a passar a mão em seu rosto e proferir palavras de baixo calão.  "Eu fui cumprimentar o conselheiro com um bom dia e ele me respondeu dizendo 'bom dia nada, safada, p*ta,  v*adia' e me ameaçou dizendo 'eu vou te f*der, você vai ver!'", afirmou a conselheira. "Eu acredito na justiça de deus, acredito na imprensa do meu estado, e nas autoridades do estado e do Brasil. Peço Justiça! Sou a única mulher do tribunal, represento as mulheres da minha instituição. Não poderia me acovardar"

A advogada de Yara Lins, Catarina Estrela, afirmou que verificam-se três crimes no relato da vítima: injúria, ameaça e tentativa de tráfico de influência. ‘’Ele chegou a dizer a ela que tinha determinada influência no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e que faria uso disso para prejudicá-la’’, esclareceu.

Conforme a advogada, a violência ocorreu dentro do TCE-AM e foi presenciada por colegas conselheiros e servidores do órgão.

‘’Ainda mulheres em espaço de poder são agredidas tão somente por serem mulheres. Até um beijo de forma irônica ele manda a ela, depois das ameaças. Temos um vídeo que mostra o momento em que ele chama ela de vadia’’, finalizou a advogada.

Confira o vídeo:

0:00
/

Confira a nota do TCE-AM na íntegra:

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, por seu Presidente, em atenção a diversas solicitações de manifestação sobre o alegado incidente havido entre membros do Tribunal Pleno, no último dia 03 de outubro, na Sessão da Primeira Câmara na qual não se encontrava presente, informa que não recebeu qualquer comunicação ou solicitação referente ao assunto ocorrido e que, igualmente, não foi previamente informado sobre a entrevista coletiva concedida na data de hoje.
O presidente enfatiza, ainda, que o Tribunal de Contas, durante os últimos dois anos, implementou um sistema de integridade institucional, com códigos e comitês de ética pública, comissões de enfrentamento a qualquer espécie de assédio e discriminação, possuindo canais efetivos de comunicação de quaisquer irregularidades e desvios de conduta, inclusive com tratamento diferenciado às questões relacionadas às mulheres.
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes