Ir para o conteúdo

Vereador petista é repudiado pelo próprio partido em Manaus após criticar fala de Lula

Sassá chegou a pedir desculpa dos evangélicos e disse que o presidente Lula tinha que fazer o mesmo

Sassá é do PT, mas disse que "não passa mão na cabeça do presidente".

O vereador petista Sassá da Construção despertou a ira de seus companheiros do PT em Manaus ao criticar a figura maior do partido, o presidente da República, Lula da Silva. A matéria é do BNC.

Em fala na Câmara Municipal de Manaus (CMM) na segunda-feira, 19/02, Sassá disse que Lula deveria se desculpar pelo que disse na Etiópia, ao comparar o massacre de palestinos na Faixa de Gaza pelo governo de Israel ao Holocausto de judeus por Hitler.

Sumariamente, o vereador petista disse que Lula deveria “pedir desculpas aos evangélicos”, e que a opinião é "de uma pessoa não é do Brasil”.

Veja o que disse Sassá

Repúdio

Petistas que integram o grupo Resistência Socialista, um dos vários que compõem o PT no Amazonas, não gostaram nem um pouco da atitude do vereador.

Como consequência, elaboraram hoje (20) uma nota de repúdio a Sassá e seu posicionamento no caso, na contramão das manifestações de apoio a Lula.

Nota de repúdio à fala desastrosa do vereador Sassá

Repudiamos as falas do vereador Sassá ao afirmar que o Presidente Lula deve pedir desculpas pelas declarações que fez a respeito do genocídio que ocorre na Faixa de Gaza ao compará-lo com o que ocorreu ao povo judeu no regime nazista.

Sassá passa pano para as atrocidades cometidas e faz coro com as vozes dos que apoiam o genocídio de crianças (10 mil mortos até o momento), de idosos, de mulheres grávidas, praticado pelo governo de extrema direita de Israel.

Sassá confunde política com religião. Lula não chamou os judeus de genocidas, mas o governo de Benjamin Netanyahu. Setores do próprio povo judeu condenam as ações de Netanyahu e concordam que suas ações se assemelham ao que foi praticado pelo regime nazista contra o povo judeu.

Com essa posição, Sassá mais uma vez se coloca como subalterno dos interesses dominantes e não representa o PT, uma vez que o Partido tem uma linha de apoio ao povo palestino em sua luta pela criação de seu próprio país. As falas de Sassá vão servir somente para os neofascistas atacarem Lula.

Lula é o único estadista mundial que tem a coragem de se colocar claramente contra o genocídio que acontece na Faixa de Gaza praticado pelo Estado Israelense. Erro não é denunciar isso como genocídio e comparar com o que ocorreu com os judeus na Segunda Guerra mundial. Errado, desumano e covardia é se calar diante dessas atrocidades, desses crimes de guerra.

Lula tem razão e não deve pedir desculpas, pois está do lado certo da história. Já o vereador Sassá tem que pedir desculpas ao Partido dos Trabalhadores, seus filiados e à cidade de Manaus por não convocar o prefeito David Almeida para se explicar sobre a viagem de jatinho.

#lulatemrazao

Manaus, 20 de fevereiro de 2024

Núcleo do PT de Petrópolis
Zé Ricardo – economista e advogado
Eric Sousa – Direção Nacional da Resistência Socialista
Professor Delfino – Núcleo IDC
Inaldo Seixas – Economistas pela Democracia
Núcleo Construindo o Poder Popular (CPP)
Núcleo Juntos Somos Mais Fortes (Itacoatiara)
Núcleo 13 de Março
Núcleo Ajuricaba
Alvatir Carolino da Silva – cientista social, doutor em antropologia
Josélio Oliveira – Sindipetro
Sebastião Magalhães – Coletivo Val Paraíso
Renilldo Viana – Coordenador Geral Sinasefe/Manaus
Lorenzo Gondin – Funcionário dos Correios
Márcio Nery – Núcleo Che Guevara

O ex-deputado federal Zé Ricardo é um dos integrants que assina a carta

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes