BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Única delegacia de Iranduba está fechada, denuncia Ricardo Nicolau


O deputado estadual e pré-candidato a governador do Amazonas, Ricardo Nicolau (Solidariedade), disse que a população de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus) está entregue à ação de criminosos após constatar, em fiscalização neste fim de semana, que a única delegacia da cidade está fechada. De acordo com moradores, a unidade foi desativada para reforma, mas não há previsão de entrega da obra pelo governo.

As operações da delegacia foram transferidas para o distrito de Cacau Pirêra, uma região afastada da sede do município. Sem o suporte da segurança, Ricardo Nicolau constatou que os moradores ficam desprotegidos e viram alvo fácil de criminosos.

Dados do próprio governo revelam que, em 2021, o aumento da violência na cidade foi de 236% em relação a 2020, informação noticiada por toda a imprensa na época. De acordo com o pré-candidato, o Estado tem a obrigação de dar uma solução ao caso.

“Em 2018, Iranduba mostrou nas urnas que queria mudança. Infelizmente, essa mudança não deu resultado e o que vemos é a explosão da violência. O Amazonas como um todo foi o único estado do Brasil a registrar aumento de mortes violentas. Aqui em Iranduba   fecharam a delegacia para reforma e nunca mais o serviço voltou. Como se fecha a única delegacia? Não poderia ter uma casa alugada ao lado para garantir o atendimento? A população está entregue aos bandidos”, apontou.

Violência

O Amazonas vive uma escalada sem precedentes da violência, de forma generalizada, conforme evidenciado pelo levantamento divulgado mês passado pela emissora GloboNews em parceria com o Fórum Nacional de Segurança Pública (FBSP). O documento mostra que o índice de mortes violentas no estado cresceu 52% em 2021 em comparação com o mesmo período de 2020.

Na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), tramita há quatro meses, o Requerimento nº 577/2022, de autoria de Ricardo Nicolau, que pede intervenção federal na segurança pública do Estado após o aumento no índice de mortes violentas. O documento precisa ser analisado pelo plenário da Casa.

Redação BMA

Redação BMA

As principais notícias do Amazonas, do Brasil e do mundo. Mais de 40 anos de jornalismo com credibilidade.