Ir para o conteúdo

UEA recebe Prêmio Mérito Ambiental 2023

A universidade conquistou a categoria “Preservação e Sustentabilidade Ambiental”

Em celebração às melhores práticas de desenvolvimento sustentável e ambiental, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) recebeu o Prêmio Mérito Ambiental 2023, na categoria “Preservação e Sustentabilidade Ambiental”. A premiação foi concedida na quarta-feira (31/01) e entregue pela Associação dos Engenheiros Ambientais do Amazonas (Aenambam).

A presidente da Aenambam, engenheira ambiental Janeth Fernandes da Silva, conduziu a abertura da cerimônia, ao lado do diretor-geral da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua-AM), Afonso Lins, e do representante do Inmetro, engenheiro ambiental Marcio André Oliveira Brito.

Para o reitor da UEA, André Zogahib, o reconhecimento é resultado dos esforços da universidade. "É com muita alegria que recebemos essa premiação. Ratificamos o nosso compromisso e a responsabilidade com o desenvolvimento sustentável nas suas ações com a gestão ambiental. A UEA tem o compromisso na formação de recursos humanos e de capacitar em lugares mais longínquos do nosso Estado. Penso que a educação ambiental precisa permear por todos os cursos, assim, assim teremos uma consciência mais sustentável", pontuou.

Em 2023, a UEA, pelo quarto ano consecutivo, integrou o ranking do UI GreenMetric, sendo a única instituição do Amazonas na lista das mais sustentáveis do mundo. O índice avalia e classifica os esforços em sustentabilidade e gestão ambiental das Instituições de Ensino Superior (IES) em todo o mundo. O ranking 2023 foi divulgado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28). No ranking, as universidades recebem uma pontuação em seis categorias: ambiente e infraestrutura; energia e mudanças climáticas; resíduo; água; transporte; e ensino e pesquisa.

Ainda no segmento, a UEA atua com diversas ações ambientais como: a realização do Fórum de Gestão Ambiental; a produção do "Boletim regional, urbano e ambiental de Manaus", idealizado pelo curso de Ciências Econômicas; a cooperação técnica com o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE), que integra a cooperação e o intercâmbio técnico-científico a serem desempenhados nas áreas de engenharia, meio ambiente, sistemas elétricos, tecnologia da informação e sustentabilidade, além da cooperação para a realização do "III Simpósio Internacional sobre gestão ambiental e controle de contas públicas - O papel dos TCE's".

Além disso, a UEA já formou mais de 300 gestores ambientais. Atualmente, a universidade conta com a oferta do curso nos municípios de Santo Antônio do Içá, Ipixuna, Nova Olinda do Norte e Jutaí. Também oferta o mestrado e doutorado em Direito Ambiental, este último sendo o primeiro doutorado em Direito na Amazônia Ocidental.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes