Ir para o conteúdo
AmazonasSuframaChinazfm

Suframa recebe visita de diplomatas chinesas

Em pauta, aspectos sobre o funcionamento da Zona Franca de Manaus (ZFM) e a possibilidade do ingresso de novos investimentos chineses

A Suframa recebeu, nesta quinta-feira (28), a visita de representantes do Departamento Econômico e Comercial da Embaixada da China no Brasil. Em pauta, aspectos sobre o funcionamento da Zona Franca de Manaus (ZFM) e a possibilidade do ingresso de novos investimentos chineses.

O superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, começou a reunião entregando exemplares da Constituição Federal para a ministra-conselheira Shao Yingjun, e para a adida civil, Ma Jiacheng, ressaltando que a ZFM está destacada na Carta Magna do Brasil e que os diferenciais fiscais do projeto foram preservados na reforma tributária recentemente, aprovada no Congresso Nacional, com seus incentivos permanecendo válidos até o ano de 2073.

As diplomatas chinesas fizeram perguntas sobre a ZFM e a respeito das empresas do país já instaladas no parque fabril manauara. A equipe técnica da Suframa informou que, atualmente, há 23 empresas chinesas num universo de mais de 500 indústrias instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM). Em seguida, as representantes do Departamento Econômico e Comercial da Embaixada da China no Brasil receberam uma apresentação resumida sobre a ZFM, com ênfase nos principais incentivos fiscais e possibilidades de investimentos no ecossistema de inovação, a partir da Lei de Informática da ZFM. Também foi entregue uma cartilha didática elaborada pela Autarquia sobre a ZFM voltada para potenciais investidores.

O superintendente ressaltou que a Suframa está à disposição para esclarecer questões relativas ao modelo de desenvolvimento e propôs ao governo chinês a organização de uma comitiva empresarial para conhecer in loco a ZFM, com inclusão de visitas guiadas a fábricas. As diplomatas demonstraram aprovação da ideia e combinaram contatar a Autarquia para o agendamento de uma data para o evento, ainda no primeiro semestre do próximo ano.  

Estiveram presentes também pela Suframa: o superintendente-adjunto de Projetos, Leopoldo Montenegro; a coordenadora-geral de Assuntos Estratégicos, Ana Maria Souza; e o coordenador-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, substituto, Adamilton Mourão.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes