Ir para o conteúdo

Suframa conhece processos produtivos da Bic da Amazônia

Durante a ação, os executivos ressaltaram marcos históricos da empresa de origem francesa

Fabricante de um dos produtos mais antigos ainda em funcionamento no Polo Industrial de Manaus (PIM) – pedra para isqueiros –, a Bic da Amazônia recebeu a visita da comitiva da Suframa nesta segunda-feira (13). Durante a ação, os executivos ressaltaram marcos históricos da empresa de origem francesa que, em março de 2023, celebrou 50 anos de operação contínua em Manaus, e apresentaram os processos produtivos implantados na planta, além de abordar planos de crescimento.

A comitiva da Autarquia, liderada pelo superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, foi recepcionada pelo diretor da Bic Amazônia, Jean Marc Hamon, acompanhado de outros executivos da empresa. Hamon detalhou momentos marcantes desde quando a organização começou a operar na Zona Franca de Manaus (ZFM) em 1973.

“A Bic comprou, em 1972, a Tecnocerio, que produzia a chamada ‘pedra Dragão’ desde 1968, na rua dos Andradas, no Centro.  Nossa primeira fábrica foi na avenida 7 de setembro, no Centro, quando passamos a fabricar os primeiros isqueiros descartáveis da marca Bic. À época, a empresa contava com 50 funcionários e uma área de 500 metros quadrado. Depois viemos para o Distrito Industrial”, relatou Hamon.

Atualmente, na planta industrial que funciona na avenida Içá, a Bic conta com uma área construída de 50 mil metros quadrados e emprega 830 colaboradores diretos e 220 terceirizados, que trabalham em quatro turnos de 12 horas em 353 dias por ano.  A fábrica localizada no PIM é a única planta fabril da multinacional a produzir todas as suas categorias de produtos, entre artigos de papelaria, isqueiros e barbeadores. Ao todo, são produzidos 3,7 milhões de produtos por dia, totalizando, aproximadamente 1,3 bilhão de produtos por ano. Além disso, a empresa é referência em práticas de sustentabilidade ambiental e detentora de diversas certificações meritórias.

“A Suframa foi uma grande impulsionadora dos padrões de qualidade desenvolvidos na Bic Amazônia, desde quando exigiu, nos anos 90, a certificação ISO 9000.  A empresa que começou dependente da assistência técnica de outras filiais do grupo, hoje é exemplo de gestão organizacional, com práticas aqui implantadas, copiadas em outros locais. Além disso, vários funcionários formados aqui são recrutados para exercer cargos de liderança em outras filiais do grupo”, ressaltou, acrescentando que 20% do que é fabricado em Manaus são exportados para países da América do Sul.

Durante a visita temas como a votação em segundo turno da reforma tributária na Câmara e desafios logísticos impostos pela vazante dos rios também foram abordados.

Após o “plan tour” pelo qual conheceu todos os processos produtivos executados pela Bic, o superintendente da Suframa salientou a história de 50 anos, assim como o vínculo da multinacional com a região amazônica. “Ao longo de cinco décadas, a Bic se tornou uma referência no PIM e ícone de gestão de qualidade. A Suframa, de sua parte, está aberta para auxiliar a empresa nos projetos de expansão e crescimento, no que for possível”, frisou.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes