Ir para o conteúdo

Suframa abre segunda edição da Jornada de Integração e Desenvolvimento de Roraima

O evento é realizado na sede administrativa do Sesc Roraima e tem ampla programação

Com a participação de aproximadamente 170 pessoas, incluindo empreendedores, comerciantes, estudantes e representantes de órgãos governamentais e instituições de ciência e tecnologia, a Suframa deu início, na manhã desta quarta-feira (20), em Boa Vista, à segunda edição da Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento de Roraima.

O evento é realizado na sede administrativa do Sesc Roraima e tem ampla programação, que inclui palestras sobre temas diversos, apresentações de cases de sucesso e visitas técnicas, prevista para ocorrer até quinta-feira (21).

Os principais objetivos da Jornada incluem disseminar os benefícios da Lei de Informática da Amazônia, aprimorar a política de Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PD&I), promover maior articulação com os estados da Amazônia Ocidental e Amapá e detalhar os incentivos fiscais disponíveis em Roraima e administrados não apenas pela Suframa, mas também por órgãos parceiros como a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e o Banco da Amazônia (Basa).

A abertura do evento contou com a presença do prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique Brandão, do secretário de Estado de Planejamento e Orçamento de Roraima, Rafael Praia, do diretor superintendente do Sebrae Roraima, Emerson Baú, da presidente da Federação das Indústrias do Estado de Roraima (Fier), Izabel Itikawa, do consultor Geral da Prefeitura Municipal de Boa Vista, Antonio Celso Albuquerque Filho, e do vice reitor da Universidade Federal de Roraima, professor doutor Silvestre Lopes, entre outras autoridades. A Suframa esteve representada no evento pelo superintendente-adjunto Executivo da Suframa, Frederico Aguiar, e pelo superintendente-adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Waldenir Vieira.

O superintendente-adjunto Executivo da Suframa, Frederico Aguiar, destacou como muito positivo o fato de a primeira edição da Jornada de Integração e Desenvolvimento Regional realizada no Estado, em julho do ano passado, ter gerado resultados expressivos, em especial, quanto ao aumento do número de empresas locais cadastradas junto à Suframa e à multiplicação de investimentos em projetos de inovação na região. “Alegra-nos saber que, após a primeira edição da Jornada, tivemos quase mil empresas de Roraima cadastradas junto à Suframa, o que foi o primeiro grande avanço. Isso quer dizer mais comerciantes recebendo incentivos e também o consumidor comprando mais barato, com mais descontos no produto final”, afirmou Aguiar.

Ele também ressaltou que os investimentos da Lei de Informática no Estado, especificamente no âmbito do Programa Prioritário de Indústria 4.0, saíram de R$ 0 para R$ 18 milhões em aproximadamente um ano. “Essa é uma segunda grande alegria. São grandes investimentos, por exemplo, em formação de capital intelectual. São pessoas que futuramente estarão atuando e trabalhando na pesquisa local no Estado”, comemorou o superintendente. “Esperamos que no ano que vem possamos ter uma nova edição da Jornada e ainda mais empresas cadastradas, mais investimentos pela Lei de Informática e isso muito possivelmente ocorrerá, tendo em vista os pleitos que já foram adiantados e apresentados à Suframa”, complementou.

O prefeito de Boa Vista, Arthur Brandão, disse que o evento é muito importante para a cidade, que é a maior propulsora da economia de Roraima. “Diferente da primeira jornada, agora trazemos também a oportunidade de mostrar os resultados e a importância dos incentivos para captar cada vez mais empresários e também estudantes de universidades e pesquisadores que têm o sonho de transformar os produtos e serviços de suas pesquisas em produtos e serviços reais para serem inseridos no mercado. Agradeço a todas as instituições parceiras por olhar com tanto carinho para o nosso Estado. Tenho certeza que daqui muitos projetos vão surgir que vão fazer diferença não apenas para o Estado de Roraima, mas para o Brasil como um todo”, destacou Brandão.

Já o secretario de Planejamento e Orçamento de Roraima, Rafael Praia, destacou que a meta desta atual edição da Jornada é superar o êxito da primeira edição ocorrida no ano passado. “É uma honra participar dessa segunda Jornada. A primeira foi um sucesso e agora vamos estreitar ainda mais todos os atores que colaboram com o desenvolvimento do Estado. Será uma jornada de muitos frutos em que faremos muitos avanços e estaremos próximos de chegar na fronteira do desenvolvimento e crescimento socioeconômico”, disse.

Programação

Além da solenidade de abertura, o evento desta quarta-feira também contou com palestras sobre assuntos como o funcionamento e as oportunidades da política de PD&I da Suframa: o Programa Prioritário de Empreendedorismo Inovador (PPEI) e o Fundo PPI - Programa Prioritário de Indústria e ações estruturantes para o desenvolvimento regional e o Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia Legal 2024/2027. Também ocorreram apresentações de projetos como o da startup Climbot - Agranus e de produtos de açaí desenvolvidos pelos pesquisadores do Instituto Federal de Roraima (IFRR).

Na quinta-feira (21), por sua vez, serão realizadas palestras sobre temas como os incentivos fiscais administrados pela Suframa e pela Sudam, além de soluções de crédito para a região apresentadas pelo Basa. À tarde, serão realizadas programações paralelas. No Auditório do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), será realizado o “Pitch Day do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam)”, com a apresentação de propostas de projetos de startups locais.

Por parte da Suframa, ocorrerão visitas técnicas em Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) de Boa Vista, como a Fazenda de Mogno, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) e a Embrapa-RR, com o intuito de promover a integração da Autarquia com o ecossistema de inovação de Roraima.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes