Ir para o conteúdo

SBD promove atendimento gratuito para prevenção ao câncer de pele no AM

O atendimento acontece no dia 3 de dezembro, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), entre 9h e 15h.

Dezembro de 2022 marca a retomada do reencontro da população com os mutirões de atendimento para a prevenção ao câncer de pele. No Amazonas, iniciativas desse tipo serão realizadas sob a coordenação da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), juntamente com parceiros locais, de maneira gratuita. O atendimento acontece no dia 3 de dezembro, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), entre 9h e 15h.

No local, os interessados serão submetidos a um exame de triagem. Posteriormente, o paciente será examinado por um médico dermatologista da SBD. Em caso de lesão suspeita, a pessoa será encaminhada para tratamento. O acolhimento será feito por ordem de chegada, dentro de um número limitado de consultas.

Para o presidente da SBD, Mauro Enokihara, a volta dos atendimentos presenciais, no formato de mutirão, traz uma sensação de felicidade. “Foram dois anos conturbados e incertos por conta da pandemia. Nesse período, não pudemos estar em contato com a população. Sabemos que, infelizmente, muitos deixaram de se consultar. Por isso, poder fazer esses atendimentos e levar informação e auxílio à população é reconfortante e difunde uma das grandes metas da SBD”, afirmou.

Dados gerais

Números oficiais analisados pela SBD mostram que mais de 17 mil casos de câncer de pele deixaram de ser diagnosticados no auge da pandemia de covid-19. A situação afetou sobretudo a população que tem mais de 60 anos. O total de internações em decorrência da doença também caiu 26%, segundo informações do Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante o ano de 2020, momento mais crítico da pandemia de covid-19, foram realizados 17.227 diagnósticos a menos dessa doença do que em 2019. Isso significa que o número absoluto de casos foi 24,7% menor do que no período anterior ao avanço do coronavírus.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes