Ir para o conteúdo

Retrospectiva do Cinema Amazonense 2022 traz destaques da produção local

Novos filmes de Francis Madson, Thiago Morais e Walter Fernandes Jr serão exibidos gratuitamente em parceria do Cine Set com Casarão de Ideias.

Destacar e debater o melhor da produção audiovisual do Amazonas em 2022. Esta é a proposta da Retrospectiva do Cinema Amazonense, iniciativa do Cine Set em parceria com o Casarão de Ideias. Nos dias 30 de novembro, 7 e 14 de dezembro, o público poderá conferir gratuitamente sete obras locais com passagens e prêmios por festivais nacionais e internacionais neste ano no Cine Casarão.

Com início às 18h30, a programação inicia no dia 30 de novembro com as exibições de “Revoada”, de Rafael Ramos, “Cem Pilum” e “Beto”, ambos de Thiago Morais. Na semana seguinte, dia 7 de dezembro, é a vez de “A Hespanhola”, de Francis Madson e “A Estratégia da Fome”, de Walter Fernandes Jr. Por fim, no dia 14, a Retrospectiva do Cinema Amazonense terá como atração o longa “O Clã das Jiboias”, de Heraldo Daniel.

Após as exibições dos filmes, o público presente na sessão poderá acompanhar um debate mediado por Caio Pimenta, editor-chefe do Cine Set, com os diretores e elencos de cada filmes. “Para além da exibição destes filmes, alguns ainda inéditos em Manaus, a ideia também é aproximar os realizadores da audiência e debater os filmes seja em relação às temáticas como também em relação aos desafios enfrentados pela equipe. A troca de vivências e experiências é fundamental para o crescimento do cinema amazonense”, diz Caio Pimenta.

A Retrospectiva do Cinema Amazonense teve a primeira edição realizada em 2021 com as exibições de “A Bela é Poc”, “Manaus Hot City”, “O Buraco”, “Terra Nova”, “Jamary”, “Amazônia Real”, “Adeus, Querido Mandí” e “Stone Heart”.

Produções premiadas

A seleção deste ano da retrospectiva reúne produções de destaque do cinema amazonense em 2022. “Revoada”, por exemplo, estreou na oitava edição do festival de cinema MIRA, na cidade de Bonn Beuel, na Alemanha. O novo curta de Rafael Ramos, diretor de “Manaus Hot City” e “Aquela Estrada”, acompanha a luta da equipe da Fiocruz contra a Covid-19 e as fake news relacionadas à pandemia na Tríplice Fronteira na região amazônica.

Animação produzida pelo Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas, “Cem Pilum” esteve na 21ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e passou também na sede da Unesco, em Paris, dentro da programação do Festival Futuros da Terra. O curta resgata uma das histórias contadas por Feliciano Lana, líder do povo Dessana, morto durante a pandemia da Covid-19.

Também dirigido por Thiago Morais, “Beto” faz uma longa trajetória em eventos Brasil afora como o Festival de Cinema de Rio Bonito e Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul, ambos no Rio de Janeiro, Encontros de Cinema e Vídeo dos Sertões no Piauí, Goiás Horror Film Festival, entre outros. O curta conta a história de uma família que vive em uma comunidade amazônica e tem sua rotina mudada com a chegada da pandemia. Jean Palladino é o personagem-título e lidera o elenco que ainda conta com Francine Marie (Jojô), Regina de Benguela (Waldi) e Amauri Santana (Bazinho).

“O Clã das Jiboias” é o primeiro longa-metragem de Heraldo Daniel. A obra mostra a história do jiu-jitsu na Amazônia desde a chegada com a família Gracie até a formação de campeões como José Aldo e Lyoto Machida. O documentário teve estreia de gala no Teatro Amazonas e foi exibido no Festival Pan-Amazônico de Cinema – Amazônia FIDOC.

Por fim, “A Estratégia da Fome” é o média-metragem de Walter Fernandes Jr. com homenagens a Michelangelo Antonioni, Cinema Novo e Marginal brasileiro. O elenco conta com Isabela Catão.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes