Ir para o conteúdo

Reitor do IFAM é reconduzido ao cargo e defende educação pública de qualidade

Cerimônia ocorreu no Ministério da Educação, em Brasília, na tarde desta quarta-feira (05).

Em cerimônia realizada em Brasília na tarde desta quarta-feira (05), o professor Jaime Cavalcante Alves foi reconduzido ao cargo de reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Na ocasião, também foram empossados os reitores dos Institutos Federais de Rondônia e Alagoas.

A cerimônia foi realizada no Ministério da Educação e presidida pelo ministro Camilo Santana, reunindo autoridades acadêmicas e políticas. A posse do professor Jaime para o seu segundo mandato ocorre quinze dias após sua nomeação no Diário Oficial da União, publicada em 21 de junho, por meio de decreto assinado pelo vice-presidente da República, Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho.

Durante seu discurso de posse, o reitor do IFAM expressou sua gratidão pela confiança depositada nele e destacou sua visão para o instituto nos próximos anos. O gestor ressaltou a importância da excelência acadêmica, da inovação e da inclusão como pilares fundamentais para o desenvolvimento da instituição. “O IFAM desempenha um papel fundamental na formação de profissionais qualificados e na promoção do conhecimento científico, contribuindo para o avanço social e econômico de nossa região”, disse.

O reitor do IFAM enfatizou a importância de promover a educação profissional e tecnológica em um estado com dimensões continentais como o nosso Amazonas. “Enfrentamos desafios complexos, desde as dificuldades geográficas, o não reconhecimento  do custo amazônico até as questões socioeconômicas da região. No entanto, é justamente diante desses desafios que encontramos a motivação para buscar soluções inovadoras e eficientes”, declarou.

Em seu segundo mandato, professor Jaime reafirmou seu compromisso em promover uma gestão transparente, participativa e centrada nas necessidades da comunidade acadêmica. “Trabalharei incansavelmente para garantir que o IFAM seja reconhecido nacionalmente como referência em educação profissional, tecnológica e científica, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico sustentável do Amazonas. Aproveito para expressar minha admiração e respeito a todos os professores, servidores e estudantes do IFAM, verdadeiros protagonistas desta instituição. É por meio de sua dedicação, talento e comprometimento que alcançaremos grandes feitos. Conto com cada um de vocês para construirmos um Instituto ainda mais forte e inspirador”, afirmou.

Reeleito em abril deste ano com 82% dos votos válidos em consulta pública, o segundo mandato do dirigente vai até 2027. O professor Jaime respondia temporariamente pelo IFAM desde janeiro de 2021, após o titular do cargo, professor Antônio Venâncio Castelo Branco, falecer vítima de complicações da Covid-19.

Reitor do IFAM - Professor Jaime Cavalcante Alves é docente do IFAM, licenciado em Ciências Agrícolas e mestre em Educação Agrícola, ambos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Enquanto servidor do Instituto, foi diretor geral dos campi Manaus Zona Leste e Tabatinga e pró-reitor de Desenvolvimento Institucional.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes