Ir para o conteúdo

Rafael Barbosa é escolhido por Wilson Lima para comandar Defensoria

Ele obteve 58% da preferência entre defensoras e defensores que votaram no pleito.

P defensor público Rafael Barbosa - Foto: DPE/AM

O defensor público Rafael Barbosa foi o escolhido nesta sexta-feira (08) pelo governador Wilson Lima para ser defensor público geral do Estado do Amazonas a partir de uma lista tríplice proveniente de uma votação na qual Rafael conquistou a maioria dos votos. Ele obteve 58% da preferência entre defensoras e defensores que votaram no pleito.

A eleição para a Defensoria-Geral ocorreu dia 1 de dezembro, em todo o Amazonas, de 8h às 17h, de forma presencial e on-line. Entre os votantes, Rafael Barbosa recebeu 84 votos. Em segundo lugar ficou a defensora Caroline Souza, com 59 votos, seguida de Messi Castro, com 46 votos.

Os três formaram uma formaram uma lista tríplice que seria apreciada pelo chefe do Executivo do Amazonas.

Rafael Barbosa atua desde 2004, como defensor público na DPE. É defensor de 1ª classe, titular da Defensoria Pública Recursal Cível. Iniciou a carreira na comarca de Parintins e foi conselheiro do Conselho Superior da DPE- AM. Já foi subdefensor-geral (2014-2016), defensor-geral (2016-2018 e 2018-2020) e diretor da Escola Superior da Defensoria Pública (2013-2014 e 2020 até a presente data).

Também exerce a atividade de professor adjunto na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), na graduação e mestrado e possui doutorado e mestrado em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC-SP).

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes