Ir para o conteúdo

Programa facilita acesso à água tratada em comunidades ribeirinhas no Amazonas

Famílias que integram a cadeia do guaraná também são beneficiadas

Para aumentar o acesso, distribuição, armazenamento e tratamento de água nas comunidades ribeirinhas do Amazonas, a Coca-Cola Brasil e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), por meio do programa Água +Acesso, têm investido em soluções sustentáveis na região.

Criado em 2017 com investimentos da Coca-Cola Brasil e The Coca-Cola Foundation, com coordenação do Instituto Coca-Cola Brasil e em parceria com 15 ONGs, o programa tem o objetivo de contribuir para ampliar o acesso e tratamento de água para comunidades rurais de baixa renda e de difícil acesso no Brasil.

Para atingir o objetivo de viabilizar ou ampliar o acesso à água, o programa conta com três modelos básicos de abastecimento: sistema de captação direta do rio; o sistema de poço artesiano e tratamento ultravioleta (UVB); e o sistema híbrido de captação e tratamento UVB.

Em 2022, duas novas localidades receberam ações do programa, que foi dividido em duas fases. Situadas dentro da Floresta Estadual de Maués, as comunidades Nova Jerusalém e Ebenezer foram as beneficiadas. Nelas, estão 112 ribeirinhos que passaram a contar com um sistema de abastecimento de água tratada. O programa pretende chegar a 21 localidades até o final de 2024.

Entre as ações realizadas para ampliar o acesso e tratamento de água nessas duas comunidades estão a manutenção de poços artesianos, com a limpeza qualificada e a implementação de sistemas de tratamento de água que serão capazes de eliminar características indesejadas como odor, ferro, manganês e metais pesados. Também foram instalados cerca de 1,5 mil metros de redes de distribuição primária e secundária, dois sistemas de energia solar para captação, armazenamento e distribuição de água oriundos dos poços artesianos, e construídas 13 infraestruturas residenciais para o armazenamento de água.

O diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil, Victor Bicca, destaca que aumentar o acesso à água segura, ao saneamento e possibilitar a adaptação climática, com objetivo de impactar principalmente mulheres, é uma estratégia global da companhia. Com o Água +Acesso, a Coca-Cola Brasil e os parceiros do programa conseguem fazer chegar, principalmente nas comunidades remotas da Amazônia, a água tratada e segura. “Em muitas regiões a água não tratada é um vetor de doenças e infecções que podem resultar em graves problemas de saúde. Investir em soluções sustentáveis que conversem com o dia a dia das populações ribeirinhas e com as necessidades geográficas dessas comunidades remotas é mudar esse cenário. Faz parte do compromisso da companhia com o Amazonas, em fortalecer o desenvolvimento regional e ajudar a diminuir as desigualdades locais, principalmente daqueles que mantém a floresta de pé”, afirma o diretor da Coca-Cola Brasil, Victor Bicca.

Para a superintendente de Desenvolvimento Sustentável de Comunidades da FAS, Valcléia Solidade, o programa garante a melhoria da qualidade de vida em diversos âmbitos, principalmente em comunidades que não possuem energia elétrica 24 horas por dia e estão localizadas em lugares remotos do estado.

“Com esse programa, nós temos a possibilidade de melhorar a saúde dos comunitários, uma vez que muitas doenças têm como principais vetores a má qualidade da água. O programa também facilita o acesso à água por meio de sistemas de captação movidos a energia solar e, ao trazê-la para mais perto de casa, é possível melhorar a qualidade de vida das mulheres, crianças e idosos que costumam despender a maior parte do tempo somente na coleta de água para as atividades do dia a dia”, explica a superintendente.

Água e guaraná

As duas comunidades participantes do programa Água +Acesso também integram o programa Olhos da Floresta. Presente em 17 municípios do Amazonas, o Olhos da Floresta é um programa da Coca-Cola Brasil em parceria com o Instituto de Manejo e Certificação Florestal Agrícola (Imaflora) que incentiva a cadeia do guaraná no Estado.

O especialista em agricultura sustentável da Coca-Cola Brasil no Amazonas, o agrônomo João Carlos dos Santos, que atua diretamente com a assistência técnica para essas famílias, destaca que as ações da Coca-Cola Brasil são integradas e levam empoderamento econômico e infraestrutura social para as regiões onde opera.

“No dia a dia dessas famílias percebemos suas necessidades para além do campo e da assistência técnica de cultivo. É por isso que os produtores dessas comunidades foram inseridos dentro dos beneficiários do Água +Acesso. Pois entendemos que não há impacto social na vida dos homens da floresta apenas levando empoderamento econômico. É preciso olhar com mais atenção para outras necessidades e mesmo na Amazônia a água tratada se faz urgente”, explica Santos.

Gestão participativa e empoderamento

Para trazer benefícios a longo prazo, o programa Água +Acesso prioriza a participação ativa das comunidades atendidas. Para isso, as famílias participam de treinamentos e capacitações para gestão dos sistemas de acesso e distribuição.

Durante as ações os comunitários ajudam na limpeza dos poços, na instalação dos painéis solares e das estruturas de armazenamento de água nas residências. Ao final, as comunidades também recebem treinamento para as lideranças de cada local, reforço das instruções de uso e manutenção dos sistemas, elaboração do termo de regimento de uso dos bens e participam de pesquisas de satisfação. Ao todo, 36 pessoas já receberam esta capacitação, entre eles três mulheres e três jovens.

No próximo ano, outras duas novas comunidades na Floresta Estadual de Maués serão beneficiadas pelo programa Água +Acesso. São elas, Laranjal e São João Batista Parauari.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes