Ir para o conteúdo

Professora Alzira Miranda eleita presidente com a maior votação da história do Crea Amazonas

Primeira mulher a ser eleita para presidir o Conselho no estado, Alzira é também a primeira engenheira de pesca do Brasil a vencer a eleição

A engenheira de pesca, Alzira Miranda, foi eleita presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM) para o triênio 2024-26. A eleição aconteceu nesta sexta-feira (17) e o resultado foi divulgado à noite pela Comissão Eleitoral Federal. Participaram do pleito 4.476 profissionais das engenharias, agronomia e geociências. A votação foi realizada de maneira digital.

Além de Alzira, foi eleito o diretor-geral da Mútua-AM, a Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, o eng. Afonso Lins. Já Marcelo Almeida foi eleito diretor-administrativo da Mútua-AM, e o eng. Vinicius Marchese, é o novo presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

O Amazonas foi um dos cinco estados que, percentualmente, mais levaram profissionais para as urnas. Foram mais de 46% dos aptos, ficando atrás apenas de Tocantins, Roraima, Amapá e Alagoas. Nunca tantos profissionais do Amazonas fizeram valer o seu direito ao voto. Na eleição do Sistema Confea-Crea e Mútua, não é obrigatório votar.

Alzira recebeu 2.017 votos, o equivalente a 45,06% dos eleitores. Em segundo lugar ficou o engenheiro Professor Sanches, com 1.464 votos, ou 32,71% dos eleitores. Em último, o engenheiro civil Alisson Leão com 944 votos, ou 21,33%.

Na eleição da Mútua, Afonso Lins recebeu 2.113 votos, ou 47,21% dos eleitores. Em segundo lugar ficou o engenheiro civil Cláudio Guenka, com 1.199 votos, seguido por Sandro Ramalho, com 1.056.

Já para a diretoria-administrativa da Caixa de Assistência, o engenheiro civil Marcelo Almeida recebeu 1.833 votos contra 1.374 do engenheiro Machadão e 1.121 de Denise Braga.

“Foram três meses de uma campanha limpa e alegre, ouvindo os profissionais e conversando sobre como podemos levar mais melhorias nos próximos três anos. Agora vai ser ao lado de todos os profissionais das engenharias, agronomia e geociências, tecnólogos e técnicos de segurança do trabalho, que vamos construir o Crea que a gente quer”, afirmou Alzira.

“Quero agradecer aos profissionais. Precisamos continuar o trabalho que começamos a fazer. A Alzira é uma guerreira. No ano que vem, o Crea completa 50 anos e os profissionais estão de parabéns pela escolha da Alzira”, completou Afonso.

“Agradeço também ao Afonso Lins por acreditar no nosso potencial. Estamos extremamente emocionados”, finalizou Marcelo Almeida.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes