Ir para o conteúdo

“Programa Ser Mulher” oferta bolsas de ensino superior às vítimas de violência

No total, foram disponibilizadas 16 vagas no programa

Parceria foi firmada entre a Prefeitura de Manaus e UniNorte

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), em parceria com o Centro Universitário do Norte (UniNorte), realizou, nesta sexta-feira, 11/8, o lançamento do “Programa Ser Mulher”, voltado para mulheres vítimas de violência doméstica. O ato aconteceu na unidade 10 da universidade, localizada na rua 10 de Julho, no Centro.

A iniciativa tem como objetivo ofertar bolsas integrais em cursos de graduação EAD para mulheres vítimas de violência que são acompanhadas pelo Centro de Referência dos Direitos da Mulher (CRDM), equipamento socioassistencial administrado pela Semasc.

“Essa cooperação é de suma importância para as nossas usuárias, pois ter a oportunidade de cursar um ensino superior, ainda mais de forma totalmente gratuita, é uma realização de um sonho para muitas dessas mulheres. A educação muda vidas e é isso o que nós propomos aqui”, afirmou Lorena Barreto, diretora de Área de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas) da Semasc.

No total, foram disponibilizadas 16 vagas no programa, sendo oito destinadas a mulheres atendidas pelo CRDM e oito para mulheres acompanhadas pelo instituto Mana, que é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) voltada para a promoção e defesa dos direitos das mulheres e para o combate à violência de gênero na cidade. As aulas iniciam no fim de agosto.

“Observamos muito o que acontece na sociedade e nos envolvemos nas questões sociais, a fim de que possamos contribuir de alguma forma. Por isso, para nós essa parceria é extremamente importante, pois podemos ajudar essas mulheres dando a elas uma nova oportunidade de vida, um caminho para que elas possam reescrever suas histórias”, ressaltou Gilmara Teles, coordenadora de Responsabilidade Social da UniNorte.

Sobre o CRDM

O CRDM é responsável por atuar na prevenção e combate à violência contra as mulheres na capital amazonense, oferecendo atendimento psicossocial, orientação, acompanhamento e encaminhamento jurídico, além de promover rodas de conversa, palestras e campanhas de conscientização e enfrentamento aos diferentes tipos de violência praticados. Todos os serviços são gratuitos.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes