Ir para o conteúdo

Polo Industrial de Manaus começará a produzir ventiladores em 2024

Em princípio, cerca de 25% de toda a produção dos ventiladores da Philco no Brasil serão feitos no PIM

Prestes a completar 57 anos no dia 28 do próximo mês, a Zona Franca de Manaus (ZFM) recebeu mais um grande incentivo esta semana, com o anúncio de que, a partir de 2024, começará a produzir ventiladores no Polo Industrial de Manaus (PIM).

A informação foi socializada nesta quarta-feira (17) pelo presidente da Philco Eletrônicos Ltda., César Buffara, durante visita, à fábrica, do superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, e ratifica o interesse de grandes empresas em investir na Amazônia, motivadas pela manutenção dos benefícios fiscais e pela competitividade do projeto econômico, em face da reforma tributária.

No último dia 11, o Grupo Moura já via anunciado a instalação de uma fábrica no PIM para produção de baterias destinadas a carros elétricos, entre outros produtos, como parte dos projetos de expansão da empresa.

Em princípio, cerca de 25% de toda a produção dos ventiladores da Philco no Brasil serão feitos no PIM, o correspondente a uma faixa de 6 a 7 mil equipamentos por dia.

Além de ventilador, a Philco, que já fabrica ar-condicionado, televisor e forno micro-ondas, também irá produzir liquidificador.

Reunião foi realizada nesta quarta-feira - Foto: Divulgação


O superintendente Bosco Saraiva recebeu a notícia com muita alegria e destacou a iniciativa como relevante, principalmente porque atenderá a todo o território nacional, sendo que de forma integral, às regiões Norte e Nordeste do país.

“A Philco é uma empresa tradicional que está há muito tempo conosco, acreditou no projeto Zona Franca de Manaus e agora, mais do que nunca, resolveu ampliar os negócios. A empresa desativou toda uma planta para começar a fabricar os ventiladores e atender à grande demanda, principalmente de Norte e Nordeste. Estamos virando a chave. Tudo isso é resultado da vitória que a Amazônia e o povo amazônida tiveram com a reforma tributária”, comemorou Bosco Saraiva, acompanhado na visita dos superintendentes adjuntos Frederico Aguiar (Executivo), Waldenir Vieira (Desenvolvimento e Inovação Tecnológica), Leopoldo Montenegro (Projetos) e Carlito Sobrinho (Administração), além da coordenadora-geral de Comunicação e Assuntos Institucionais, Layanne Raquel; do coordenador-geral de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Arthur Lisboa; do administrador Adamilton Mourão; e do gerente de Projetos, Ozenas Maciel.

Ensaio
A primeira vez que uma empresa tentou implantar um Processo Produtivo Básico (PPB) para a fabricação de ventiladores na Zona Franca de Manaus, foi em 1994, de acordo com a Portaria 263/94.

Em 2019, a pedido da empresa Tutiplast, houve uma alteração do PPB relacionado ao produto, mas, mesmo assim, ninguém nunca produziu ventiladores no PIM.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes