Ir para o conteúdo

Policiais começam a ser vacinados em Manaus; operação deve durar a semana inteira

A vacinação dos agentes das Forças de Segurança do Amazonas começou às 8h deste domingo, 28/03, no Sambódromo de Manaus. A operação foi autorizada pela Justiça Federal na noite de sábado, em despacho assinado pela juíza Jaiza Fraxe. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), estão programadas 500 doses para este domingo e as demais devem acontecer durante toda a semana, no total de cinco mil, neste primeiro momento.

Vale lembrar que pelo Plano Nacional de Imunizações (PNI), as Forças de Segurança pulam sete grupos que vinham antes deles - comorbidades; povos e comunidades ribeirinhas; pessoas com deficiência permanente grave; pessoas com deficiência institucionalizada; funcionários do sistema de privação de liberdade; e presos.

Entretanto, durante a pandemia já morreram 174 agentes, uma vez que policiais, bombeiros e outros profissionais do sistema não têm a opção de entrar em isolamento. No mês de janeiro, policiais militares atuaram diretamente na estratégia de distirbuir oxigênio nas unidades de saúde, principalmente em Manaus.

Na sexta-feira (26) , a Defensoria Pública da União ingressou na Justiça para suspender a vacinação deste domingo, alegando que estava sendo quebrada a ordem dos grupos prioritários do Plano Nacional de Imunização. Houve, ao longo do dia, outros pedidos na mesma linha – pela suspensão – e outros solicitando a manutenção do ato.

POLICIAIS MORTOS DURANTE A PANDEMIA:

Polícia Civil: 58
SSP: 1
Bombeiros: 8
Detran: 4
PM: 101
DPTC: 2


Total: 174

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes