Ir para o conteúdo

Plano Produz+ Coari beneficia pescadores e piscicultores

As ações vão desde a entrega de pós-larvas e alevinos de tambaqui, certificados de capacitação e kits Atualiza Pescador

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), realizou, ontem (29/07), a entrega de fomentos voltado ao desenvolvimento da piscicultura e da pesca, no município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus). As ações estão inseridas no lançamento do Plano Produz+ Coari, da prefeitura local.

O evento foi realizado no Centro de Eventos de Coari, a partir das 9h, com o apoio da Sepror e de suas unidades vinculadas – do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam) e da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS).

Foram repassadas 200 mil pós-larvas para a Unidade de Produção de Alevinos (UPA) de Coari; 25 mil alevinos para os piscicultores; 50 certificados de profissionalização dos produtores rurais e ribeirinhos, capacitados nos cursos de Boas Práticas de Manejo e Gestão da Piscicultura, Curso de Condutores de Guias de Pesca Esportiva; e a entrega simbólica de 80 kits Atualiza Pescador, cada kit é composto por camisa com proteção solar, protetor solar e chapéu de palha.

Uma das participantes no curso de Boas Práticas de Manejo e Gestão da Piscicultura, a produtora rural Valdira Santiago, do ramal São Atacísio, afirma que já atua no segmento da piscicultura familiar em sua propriedade. Ela tem três tanques e, por meio do conhecimento adquirido no curso, pretende ampliar sua produção para comercialização.

"No meu caso, não sabia a importância de manusear corretamente os peixes e os viveiros, tendo também um cuidado especial com os peixes, para que ficassem saudáveis e chegassem com qualidade na mesa do consumidor", diz Valdira.

O secretário executivo-adjunto de Pesca e Aquicultura da Sepror, Alessandro Cohen, afirma que Coari já tem uma UPA revitalizada pela Prefeitura, com o apoio do Governo do Amazonas, onde estão recebendo pós-larvas de tambaqui, para incentivar o município, visando que seja uma referência na distribuição de pós-larvas e alevinos para os piscicultores da região.

"São várias ações para beneficiar o pescador e o piscicultor de Coari. O Governo do Amazonas deu sua mão parceira para a Prefeitura de Coari para atender ao produtor rural. Teve o Workshop do Açaí, entrega de alevinos e pós-larvas, capacitação, entre outras ações dentro da programação do Plano Produz+ Coari", ressalta Cohen.

De acordo com o prefeito de Coari, Keitton Pinheiro, outro curso que foi um sucesso, foi a capacitação de 'Condutores de Guias de Pesca Esportiva'.

"Um piloteiro às vezes ganha em média R$ 100 em uma diária. E nós vamos atrair os turistas que praticam a pesca esportiva para o município. Essa profissionalização é de fundamental importância para gerar emprego, renda e economia, tanto para a família do condutor como para o município", finaliza.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes