Ir para o conteúdo

PF: ‘Colômbia’ foi o mandante dos assassinatos de Bruno Pereira e Dom Phillips

Segundo a PF, a motivação do crime foi a fiscalização da pesca ilegal exercida por Bruno no Vale do Javari.

A Polícia Federal (PF) no Amazonas fez um balanço, na tarde desta segunda-feira (23), da Operação Javari, que investiga as mortes do indigenista Bruno Araújo Pereira, da Fundação Nacional do Índio (Funai), e do jornalista inglês Dom Phillips, colaborador do jornal The Guardian. Segundo o ex-superintendente da PF no Amazonas, Alexandre Fontes, o mandante do crime foi Rubens Villar Coelho, conhecido como ‘Colômbia’.

Bruno e Dom desapareceram no dia 5 de junho, quando passavam em uma embarcação pela comunidade de São Rafael, no Vale do Javari. Os restos mortais deles foram achados em 15 de junho. As vítimas foram  mortas a tiros e os corpos, esquartejados, queimados e enterrados.

“As investigações estão praticamente encerradas, com 90% do inquérito concluído. Temos indícios veementes que apontam Colômbia como mandante do crime”, afirmou.

Colômbia está preso em Tabatinga desde dezembro, quando teve a prisão novamente decretada pela Justiça Federal por descumprir condições da liberdade provisória. O superintendente informou que a PF pediu a transferência dele para um presídio de segurança máxima.

Além das três pessoas já identificadas pelo duplo homicídio que estão presas – Amarildo, Jeferson e Ozenei, o “Dos Santos”, a Polícia Federal identificou mais uma pessoa envolvida no crime. Edivaldo da Costa Oliveira, irmão de Amarildo, forneceu a arma utilizada no crime, que não foi encontrada.

“Ele não estava nas embarcações, mas entregou a espingarda calibre 16 nas mãos de Jeferson, ciente de que ele a utilizaria no assassinato de Bruno”, declarou Alexandre Fontes. “Até então, a suspeita é de que ele teria participado da ocultação dos cadáveres, mas ficou comprovado que ele também participou materialmente”, completou.

Segundo a PF, a motivação do crime foi a fiscalização da pesca ilegal exercida por Bruno no Vale do Javari. Além do inquérito sobre as mortes de Dom e Bruno, a Polícia Federal também concluiu outra investigação sobre a pesca ilegal na região, que pede o indiciamento de 10 pessoas por associação criminosa armada, sendo ‘Colômbia’ o líder do grupo criminoso.

Fonte: Toda Hora

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes