Ir para o conteúdo

Amom lidera pesquisa estimulada e David a espontânea, aponta Ipen

Cenários apontam que, ainda sem Marcelo Ramos nos números, David Almeida e Amom polarizam a disputa

Segunda rodada da pesquisa Ipen 

A segunda rodada de pesquisa de intenção de votos para a Prefeitura de Manaus, feita pelo Instituto de Pesquisas do Norte (IPEN), aponta que o cenário continua variando na capital do Amazonas. Diferente da coleta feita em setembro de 2023, que mostrou David Almeida (Avante) na frente, desta vez, é Amom Mandel (Cidadania) que lidera a maioria dos cenários.

O IPEN firmou parceria com o BNC Amazonas,Amazonas Atual,Portal ÚNICO, Portal do Marcos Santos, Portal do Mário Adolfo e Blog do Hiel Levy para fazer a pesquisa. Os dados foram coletados entre 25 de Março a 3 de Abril, portanto, antes de Marcelo Ramos declarar que seria candidato do PT. Este cenário será traçado na próxima pesquisa.

De acodo com os números do Ipen, no cenário mais próximo da realidade de candidatos que devem disputar o cargo, Amom aparece com 33,3%. Ele é seguido por David Almeida, com 29,9%, e Alberto Neto (PL), que tem 9%. José Ricardo já declarou que será candidato a vereador, abrindo lugar para Marcelo Ramos. Como a sondagem foi feita antes do anúncio, ele aparece com 8,4%, com Roberto Cidade vindo atrás, atrás, com 7,3%.

Amom lidera em cinco cenários, enquanto David Almeida aparece na frente em três

O prefeito David Almeida, que tenta a reeleição, lidera o cenário da pesquisa espontânea. Ou seja, quando não são apresentados opções para os entrevistados, o nome dele é o mais lembrado. Neste quadro, David tem 13,6%, enquanto Amom aparece com 10,1%. Bem longe dos dois vem Roberto Cidade, que marca 2,3%, e, Alberto Neto, com 2,1%. Coronel Menezes anunciou recentemente que tentará uma vaga de verador.

Um dos cenários liderados por David é o da pesquisa espontânea

Segundo turno

Nos cenários feitos pelo IPEN para o segundo turno, Amon vence a disputa contra David Almeida por uma diferença de 8,3%. Já nos cenário de David Almeida contra Alberto Neto, o atual prefeito acabaria vencendo com uma diferença grande, que chegaria a quase 20%.

Cenários de segundo turno

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-01476/2024 e entrevistou 1.000 pessoas em todas as zonas da cidade. A confiabilidade é de 95% e a margem de erro está em 3,09% pra cima ou pra baixo, segundo o Ipen.

Confira a live com análise dos números

CONFIRA A PESQUISA COMPLETA E OS NÚMEROS DE REJEIÇÃO

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes