Ir para o conteúdo

Péricles vai destinar 1,8 milhão para conclusão das obras de Centro Avançado da Fundação Cecon

Entre os deputados, Péricles foi responsável pela maior parcela de recursos destinados à Fundação Cecon.

O Deputado Estadual Delegado Péricles anunciou na última sexta-feira, 10 de fevereiro, durante sua visita à Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), o investimento de 1,8 milhão de reais para a finalização das obras do Centro Avançado de Prevenção do Câncer do Colo do Útero do Amazonas (Cepcolu).

O sonho de construir o Cepcolu, de acordo com a médica ginecologista Mônica Bandeira, existe há mais de três décadas e agora, com este importante investimento, será possível realizá-lo e oferecer às mulheres do Amazonas uma assistência de qualidade no combate ao câncer de colo de útero. O Cepcolu contará com 4 salas cirúrgicas, 4 consultórios ginecológicos e um anfiteatro para realização de cursos e treinamentos.

“O câncer de colo de útero é uma tragédia humana que afeta a região há anos. Em média, 276 mulheres morrem todos os anos devido a esse tipo de câncer”, destaca a médica. No entanto, ela afirma que a doença é 100% evitável, através da prevenção. “Existem hoje vacinas para meninas de 9 a 14 anos contra o HPV e o exame preventivo para as mulheres que já iniciaram a vida sexual, que devem ser feitos anualmente, mesmo sem sentir nada”, alerta a Dra. Mônica.

Para a médica, o Cepcolu é importante porque permite tratar as inflamações pré-cancerosas do colo do útero, que são detectadas através de exames. As mulheres precisam fazer uma cirurgia para remoção da parte doente do colo do útero que tem formato de cone, um processo chamado chamada conização. Este Centro Avançado será exclusivamente dedicado a esse tipo de procedimento, oferecendo atenção especializada e soluções eficazes para o problema.

Em média, 276 mulheres morrem todos os anos de câncer de colo de útero 

A médica ressalta que esse recurso chega em um momento crucial para a realização de um sonho antigo. “Sou médica da Fundação Cecon há 32 anos e me deparo com esses números negativos todos os anos. A emenda do Delegado Péricles vai mudar uma realidade que não muda há 32 anos no enfrentamento do câncer de colo de útero”. Ainda de acordo com Mônica, o objetivo do Cepcolu é enfrentar de forma definitiva o câncer de colo de útero, evitando tantas mortes, através da prevenção e tratamento adequados.

Mais qualidade

Em resumo, o anúncio do investimento de 1,8 milhões de reais para finalização das obras do Cepcolu é uma excelente notícia para as mulheres do Amazonas, que agora terão acesso a uma assistência específica e de qualidade.

Para o deputado Delegado Péricles, o trabalho da FCecon é digno de elogios. "Destinei mais de 3 milhões de reais para a Fundação em meu primeiro mandato. Retornar aqui e ver que o dinheiro foi bem aplicado é uma grande satisfação. Agora, me comprometo a encaminhar mais 1,8 milhões de reais, pois entendo que o trabalho a ser realizado pelo Cepcolu irá expandir a capacidade de atendimento e diminuir a incidência de mortes por meio da prevenção”, comemorou o deputado.

Entre os deputados, Péricles foi responsável pela maior parcela de recursos destinados à Fundação Cecon. A unidade de Urgência e Emergência foi reformada e ganhou novos equipamentos após sua visita e agora oferece mais conforto para os pacientes graves que procuram atendimento imediato. Além disso, Péricles contribuiu com a pesquisa científica e comprou materiais e equipamentos utilizados em cirurgias.

Deputado viaitando as obras
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes