Ir para o conteúdo

OAB-AM e Comitê de Combate à Corrupção vão promover cursos sobre educação política

Os cursos serão abertos inclusive para candidatos interessados em compreender o funcionamento do processo eleitoral

A Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional do Amazonas (OAB-AM) e o Comitê Amazonas de Combate à Corrupção Eleitoral anunciaram, nesta terça-feira, dia 23 de janeiro, uma parceria estratégica para promover cursos abrangentes visando a educação política e conscientização eleitoral no estado. A reunião aconteceu na sede da Seccional, localizada no bairro Adrianópolis.

De acordo com o presidente da OAB-AM, Jean Cleuter Mendonça, a iniciativa é de extrema importância, pois destaca o papel fundamental da OAB na promoção da transparência e na defesa de eleições democráticas.

"A OAB, através da Comissão de Reforma Política e Combate à Corrupção Eleitoral, integra o Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral, que tem o objetivo de combater a corrupção nas eleições, garantindo um processo democrático justo e transparente. Este é um momento crucial em que todas as entidades devem desempenhar um papel protagonista para assegurar a verdade e a transparência no cenário político", afirmou Mendonça.

O coordenador do Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral do Amazonas, Carlos Santiago, detalhou os planos para os cursos.

"A parceria entre a OAB e o Comitê visa promover cursos abrangentes, abordando temas como voto consciente, propaganda eleitoral, combate às fake news, importância da inteligência artificial nas eleições, incentivo à participação feminina, funções dos cargos em disputa, processo de escolha de representantes, voto proporcional e voto majoritário. Além disso, teremos a colaboração de instituições como o Sindicato dos Jornalistas, o Conselho Regional de Administração, de Contabilidade e de Economia, visando proporcionar à sociedade uma educação política robusta e oferecer propostas para a melhoria das administrações públicas", destacou Santiago.

Os cursos serão oferecidos pela Ordem, por meio da Escola Superior da Advocacia do Amazonas (ESA-AM), e serão abertos inclusive para candidatos interessados em compreender o funcionamento do processo eleitoral.

“A parceria visa não apenas educar os cidadãos sobre seus direitos e deveres eleitorais, mas também criar uma rede de conscientização para combater práticas ilegais. O Comitê de Combate à Corrupção Eleitoral, composto por representantes da sociedade civil, arquidiocese e diversos órgãos, está empenhado em receber denúncias de irregularidades e encaminhá-las ao Ministério Público Eleitoral”, disse Carlos Santiago.

Além do presidente da Seccional e do coordenador do Comitê, também estiveram presentes na reunião, os membros do Comitê, Cassius Clei Aguiar, Laemanuel Mustaffa, João Darch Clebis, Márcia Regina, Joseny Gusmão, André de Medeiros e Margareth Buzaglo.

“A parceria entre a OAB-AM e o Comitê reforçam o compromisso com a integridade do processo eleitoral, agindo de maneira técnica e socialmente educativa para informar e inspirar uma participação consciente, contribuindo assim para a construção de uma sociedade mais justa e democrática”, finalizou Jean Cleuter.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes