Ir para o conteúdo

Na COP27, Lula defende evento na Amazônia: 'Brasil está de volta ao mundo'

Lula deve discursar na COP27 por volta de 12h, horário de Brasília.

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou hoje, durante seu primeiro evento público na COP27, a conferência internacional climática da ONU (Organização das Nações Unidas), que "o Brasil está de volta ao mundo" e que vai pedir para que a próxima edição da COP seja na Amazônia.

"O Brasil está de volta ao mundo. O Brasil está saindo do casulo ao qual ele foi submetido durante os últimos quatro anos. O Brasil não nasceu para ser um país isolado, é um país muito grande. O Brasil tem uma cultura extraordinária, é um país mega diverso."

A agenda foi um encontro do ex-presidente na cidade de Sharm El-Sheikh, no Egito, com o consórcio de governadores da Amazônia Legal, que entregou um documento ao petista com uma lista de propostas comuns para a transição climática na região, além da busca de cooperação e apoios financeiros internacionais.  

O documento foi lido e entregue pelo governador do Pará, Helder Barbalho (MDB).

Além da entrega do texto, o evento também foi marcado pelo pedido para que o presidente eleito leve para discussão na ONU a sugestão para que o Brasil seja a sede das próximas edições da COP, com sua realização na Amazônia.

"O senhor tem autoridade para pedir que o Brasil seja a sede da COP", disse o governador.

"Pode ficar certo que nós vamos falar com o secretário-geral da ONU e vamos pedir para que a COP de 2025 seja feita no Brasil, e que seja na Amazônia", afirmou Lula ao acolher o pedido.

"Nós temos dois estados aptos para receber qualquer conferência internacional, que são o Amazonas e o Pará. E aí vocês vão discutir entre vocês quem tem mais a oferecer, do ponto de vista da infraestrutura para receber as milhares de pessoas que vão se dirigir ao estado. Eu acho muito importante que as pessoas que defendem a Amazônia e o clima conheçam de perto aquela região", disse o petista.

Lula deve discursar na COP27 por volta de 12h, horário de Brasília.

Em compromissos cumpridos ontem, Lula se reuniu com Xie Zhen Hua, o Alto Representante Chinês para o Clima, e também esteve com John Kerry, o enviado do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, à COP27.

No caso da China, o interesse do Brasil é o de ampliar a cooperação com seu maior parceiro comercial, mas não se limitar apenas a vender matéria-prima, segundo informações do colunista do UOL Jamil Chade.

Já na reunião com Kerry, o tom de Lula foi o de dar garantias aos EUA de que seu futuro governo colocará a questão ambiental no centro da estratégia de politica externa, além de dar sinalizações de que recursos serão colocados para reerguer órgãos ambientais no Brasil.

Fonte: UOL

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes