Ir para o conteúdo

Mutirões de limpeza na Virada Sustentável Manaus resulta em 2,5 toneladas de resíduos coletados

Os resíduos coletados foram destinados corretamente com apoio da Secretaria Municipal de Limpeza Pública e Associações de Catadores parceiras

A nona edição da Virada Sustentável Manaus reuniu mais de 7,3 mil pessoas em 72 atividades que envolveram arte, cultura, lazer,  educação ambiental e sustentabilidade, visando a conservação e proteção do meio ambiente e, principalmente, da Amazônia. Entre ações que geraram impacto estão os mutirões de limpeza que engajaram um grande número de voluntários e a população em geral, resultando na coleta de mais de 2,5 toneladas de resíduos sólidos, descartados incorretamente em seis pontos da cidade.

As ações de limpeza foram realizadas nos bairros Coroado, Campos Elíseos, Orla da Ponta Negra e Marina do Davi, Orla do Amarelinho e Colônia Antônio Aleixo (Ponta das Lajes). Os resíduos coletados foram destinados corretamente com apoio da Secretaria Municipal de Limpeza Pública e Associações de Catadores parceiras.

O festival, que teve como tema ‘Virada da Amazônia’, ocorreu no último fim de semana, nos dias 4 e 5 de novembro, em 10 locais da capital amazonense, com a participação de aproximadamente 300 voluntários.

Considerado o maior evento de sustentabilidade da América Latina, a Virada Sustentável Manaus é correalizada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) com a Virada Sustentável Nacional e apoio do Conselho Criativo, que possui mais de 60 organizações da sociedade civil amazonense. O evento teve apoio da Bemol, Águas de Manaus, Videolar-Innova, do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e recursos da Lei de Incentivo à Cultura, por meio do Ministério da Cultura, em parceria com as Nações Unidas (ONU).

A programação, totalmente gratuita, incluiu mutirões de limpeza, exposições, palestras, rodas de conversas, brincadeiras, shows, feiras de artesanato e economia criativa, oficinas, apresentações de dança e teatro, distribuição e plantio de mudas, revitalização de espaços, grafite, entre outros.

“O evento foi um verdadeiro sucesso. Tivemos um grande engajamento do público na Virada, com várias ações de limpeza em diferentes zonas da cidade. As exposições levaram ao público um contato visual e tátil sobre os 17 ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) que tanto falamos no meio da sustentabilidade, mas que talvez a maior parte das pessoas nunca tenha tido contato antes. Conseguimos promover essa democratização do conhecimento”, afirmou a coordenadora da Virada Sustentável Manaus e responsável pelo subprograma Cidades Sustentáveis da FAS, Cristine Rescarolli.

O festival começou no dia 1º de novembro, com o Fórum da Virada Sustentável, que debateu a despoluição da Amazônia Urbana, com foco na poluição do ar e dos igarapés de Manaus. Entre os destaques deste ano, estão as grandes exposições que ocuparam o Largo São Sebastião, no Centro da cidade: a Eggcident, do artista holandês Henk Hofstra, que colocou ovos gigantes “sendo fritos” nas calçadas do Largo, em forma de alerta sobre o aquecimento global; e a exposição da ODS, que trouxe artistas pintando painéis ao vivo baseados nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A Feira da Fundação Amazônia Sustentável, a ‘Feira da FAS’, ocupou o Largo São Sebastião com 45 empreendedores de negócios sustentáveis e economia verde e criativa, levando produtos diretamente de quem produz para todo o público presente.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes