Ir para o conteúdo

Mundo Encantado do Natal: Programação inicia com parada natalina neste domingo

A programação de Natal do Governo do Amazonas movimentará espaços culturais, comunidades e municípios

O Largo de São Sebastião, emoldurado pelo Teatro Amazonas, recebe neste domingo (03/12), a partir das 17h, a celebração do Mundo Encantado do Natal, evento promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O anúncio foi feito durante coletiva, nesta quinta-feira (30/11), no Centro Cultural Palácio da Justiça, Centro de Manaus.

Sendo um dos eventos culturais mais aguardados pelo público, a celebração, com a parada natalina e a presença do Papai Noel, dá início a uma programação que contempla além dos espaços culturais da área central de Manaus, escolas, comunidades, igrejas e municípios.

Assim como todos os anos, o Mundo Encantado do Natal, gera oportunidades de trabalho e renda aos fazedores de cultura. Neste ano, considerando os efeitos da estiagem severa, a temporada natalina reforça a economia do estado, proporcionando mais de mil postos de trabalho diretos.

De acordo com o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, os fazedores da cultura se distribuem pelos bastidores da produção e ornamentação dos espaços culturais, espetáculos, apoio técnico e logístico, entre outras frentes essenciais para o funcionamento da cadeia produtiva cultural.

“A programação de Natal é geração de emprego não só para a classe artística, mas para muitos setores da economia criativa e até outros setores que são impactados diretamente a partir da nossa atividade. Além disso, a economia também será aquecida aqui na região do Centro com os visitantes que passarem pelas atrações”, disse o secretário de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Marcos Apolo Muniz.

Programação gratuita e diversificada

Visando aproximar as atrações artísticas da comunidade, nesta sexta-feira (1º/12), será promovida uma apresentação da Amazonas Band no Instituto Transformando Vida, na Colônia Antônio Aleixo, zona Leste de Manaus. A partir das 19h, os músicos vão se apresentar aos alunos e à comunidade do entorno, o espetáculo “Transformando Pessoas para Transformar o Mundo”, que traz um repertório natalino composto por diversos ritmos praticados pela Amazonas Band.

No Largo de São Sebastião, de 3 a 23 de dezembro, uma programação semanal, composta por 80 espetáculos de música, dança, teatro e atrações circenses, será levada aos palcos do Largo de São Sebastião, Teatro Gebes Medeiros, Teatro da Instalação e Parque Rio Negro. Além dos corpos artísticos do estado, mais de 240 contratações de artistas foram efetuadas para atender à demanda dos espaços.

Ainda no Largo, a Feira de Natal reunirá 168 empreendedores locais, distribuídos em 22 stands, dedicados à comercialização de artigos de decoração, moda, artesanato e alimentos.

Os corpos artísticos também entram no roteiro de apresentações em seis igrejas da capital, sendo a primeira delas, a da Matriz, Catedral Nossa Senhora da Conceição. No dia 6 de dezembro, às 18h, a Orquestra de Câmara do Amazonas (OCA), o Grupo Vocal dos Corpos Artísticos e a Madrigal do Amazonas apresentam o Concerto Natalino.

A tradicional Árvore de Natal será iluminada no dia 8 de dezembro, sendo o cartão postal no Largo de São Sebastião até 6 de janeiro de 2024.

Nesta edição, o público também irá contemplar, a partir do dia 8, a Exposição de Presépios, na Casa das Artes, rua José Clemente, Centro. A iniciativa é o resultado da parceria entre Secretaria de Cultura e a Igreja de São Sebastião. Funcionamento de terça-feira a domingo, das 17h às 21h.

Agendamento online

A Fábrica do Papai Noel, no Centro Cultural Palácio da Justiça, sucesso nas edições anteriores, retorna repaginado com ambientes lúdicos, interativos e com a presença do protagonista da temporada, Papai Noel, e de seus duendes, em uma verdadeira fábrica de presentes.

No Teatro Amazonas serão 13 noites de espetáculos. Do dia 8 a 10 e 13 a 17 de dezembro, às 19h, o público irá prestigiar uma das montagens mais tradicionais do período natalino, “O Quebra-Nozes e o Reino Encantado dos Doces”. O espetáculo será protagonizado pelo elenco do Ballet Álvaro Gonçalves, acompanhado pela Amazonas Filarmônica, Grupo Vocal dos Corpos Artísticos, Madrigal do Amazonas e Coral do Amazonas.

No dia 10 de dezembro, às 11h, acontece o “Concerto crianças unidas do Brasil – Natal 2023”, do Centro Suzuki Amazonas, com a Orquestra de Câmara do Amazonas. E de 20 a 23 de dezembro, às 19h, o Teatro Amazonas será o palco do concerto “O Encanto de Natal”, com Amazonas Filarmônica, Orquestra de Violões, Balé Folclórico e Coral do Amazonas.

As entradas para a Fábrica do Papai Noel e espetáculos no Teatro Amazonas são feitas mediante inscrição online no Portal da Cultura (@culturadoam). Nesta sexta-feira (01/12), as primeiras vagas serão ofertadas para a Fábrica do Papai Noel.

Natal Itinerante, Cetis e municípios

Descentralizando as ações do Centro de Manaus, comunidades, municípios e escolas vão receber a programação do Mundo Encantado do Natal.

Os espetáculos promovidos pelos alunos do Liceu de Artes e Ofício Claudio Santoro serão levados ao Natal dos Cetis (Centro de Educação de Tempo Integral) e ao Natal em Rede, este último, com transmissão de espetáculos online para 22 localidades do interior do estado.

A programação dos Cetis, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), acompanha o ano letivo dos alunos. Em Manaus, seis unidades serão contempladas e uma no município de Iranduba.

No Natal os Municípios entram no roteiro, Parintins, que inicia a programação no dia 2 de dezembro no Bumbódromo, e Envira, com apresentações no Ceti, escolas, cineteatro e ginásio do município.

Entre os dias 7 e 21 de dezembro, o Natal Itinerante, em parceria com o Fundo de Promoção Social (FPS), irá levar a tradicional Carretinha de Natal a cinco comunidades da capital. Fanfarras, personagens e espetáculos da Cia Metamorfose estão na programação que inicia no bairro Terra Nova, no Campo do Passarinho, zona Norte.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes