Ir para o conteúdo

Morre Saul Benchimol, um dos fundadores da Bemol

Morreu neste domingo, 13/02, em Manaus, o empresário e professor Saul Benchimol. Ele tinha 87 anos e a causa da morte não foi divulgada.

Filho de Isaac Benchimol, imigrante judeu cuja família veio do Marrocos, no século XIX, Saul Benchimol é o sétimo de oito filhos e, juntamente com os irmãos Samuel e Israel, são os fundadores das empresas Bemol e Fogás.

Saul Benchimol nasceu em Manaus em 14 de agosto de 1934. Saul foi professor da Universidade do Amazonas (UA), onde atuou por 36 anos. É membro da Academia Amazonense de Letras desde 2001, ocupando a cadeira de número 11, tendo em seu currículo 109 publicações, com destaque para seu último lançamento: “A saga de um judeu na Amazônia”.

Sua família veio para a Amazônia  devido a perseguição da inquisição na época, promovida pela Igreja Católica, quando reinavam os reis católicos Isabel e Fernando, que promoveram a expulsão de todos os judeus inicialmente da Espanha e posteriormente de Portugal.

Homenagem

Em 2021 ele foi homenageado com a Medalha Ruy Araújo pela Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM). O Projeto de Resolução Legislativa  nº 46/2021, de autoria do deputado estadual Serafim Corrêa (PSB), foi aprovado com unanimidade pela Casa Legislativa.

“Recebo essa homenagem com o coração cheio de alegria, mas precisamos segurar as emoções. O deputado Serafim é um amigo, parceiro de muitas jornadas, então esse é um momento que muito me honra, então a minha gratidão a ele e à Assembleia Legislativa do Amazonas”, disse Saul, no dia da homenagem.

Serafim Corrêa destacou que Saul Benchimol é a memória viva do povo judeu na Amazônia, representante de uma família que construiu com serenidade e honestidade seu legado no estado do Amazonas.

"Muito triste com mais esta perda. Ele foi meu professor nos anos 60, nos tornamos amigos e ele foi meu conselheiro por toda a vida. Tive dele ainda na Faculdade um gesto de amizade, solidariedade e coragem que jamais será esquecido. E desde lá em vários outros momentos ficou ao meu lado, mesmo quando discordava das minhas atitudes, mas vinha em meu socorro sugerindo saídas. Agora, não apenas eu perco. Perde a sua família, os seus amigos, que eram muitos, a academia, o mundo empresarial e o Amazonas como um todo.
Saudades do meu amigo, mestre e conselheiro Saul Benchimol. Meus sentimentos à família", disse Serafim ao saber da morte do amigo.

Serafim e Saul eram muito amigos

Nota de pesar da Bemol

É com profunda tristeza que a Bemol informa o falecimento de seu co-fundador, o empresário e professor Saul Benchimol aos 87 anos, ocorrido neste domingo (13).

Nascido em Manaus em 14 de agosto de 1934, Saul Benchimol é co-fundador das empresas Bemol e Fogás juntamente com seus irmãos Samuel Benchimol e Israel Benchimol.

Destaque no ramo empresarial e também na educação, Saul atuou como professor universitário e foi membro da Academia Amazonense de Letras onde ocupou a cadeira número 11 e  recebeu diversas homenagens como o Mérito Legislativo conferido pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas entre outras. Apaixonado pela Amazônia, Saul foi voz importante pela preservação e pelo desenvolvimento da região.

Sua grande perda é motivo de pesar para a Bemol que se inspira em sua sabedoria, carisma e conhecimento. Sua ausência deixa saudosos familiares, amigos e conhecidos.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes