Ir para o conteúdo

Ministério das Comunicações prorroga prazo de desligamento da TV analógica em 20 cidades do Amazonas

Confira até quando funcionará o sinal analógico no Amazonas

A nova data é 30 de junho de 2025 e foi publicada na Portaria nº11476, que contém a lista dos 1.005 municípios 

O Ministério das Comunicações (MCom) ampliou o prazo para o desligamento da TV analógica em 20 municípios do Amazonas incluindo Amaturá, Codajás, Maués, Parintins, São Paulo de Olivença, dentre outros. A nova data é 30 de junho de 2025 e foi publicada na Portaria nº11476, que contém a lista dos 1.005 municípios contemplados em todo país.

O novo cronograma estabelece duas etapas: a primeira a ser concluída até 15 de dezembro deste ano e a segunda em junho de 2025. A primeira abrange 3.187 cidades, nas quais foi identificado que todos os canais já estão digitalizados e não possuem pendências de consignação. Nesta fase, foram incluídos também os municípios digitalizados pelo Programa Digitaliza Brasil.

A segunda etapa, com data de desligamento em 30 de junho de 2025, contempla 721 cidades que não estão totalmente digitalizadas e outras 284 que possuem canais digitais, mas com pendências de consignação.

A portaria adia o desligamento e impõe diretrizes, como a operação em caráter secundário das estações analógicas a partir de 31 de dezembro de 2023 nas cidades com desligamento em junho de 2025. Entidades sem canal digital nessas cidades têm até 30 de janeiro de 2025 para manifestar interesse na continuidade do serviço em tecnologia digital.

Outra alteração significativa refere-se às regras para a mudança de geradora das RTVs analógicas antes da consignação do canal digital.

O objetivo do adiamento é evitar a falta de sinal em municípios de pequeno porte que ainda não contam com uma recepção digital satisfatória dos canais de televisão. O Ministério busca garantir uma transição suave e eficiente para toda a população impactada por essa mudança tecnológica.

Confira abaixo as cidades contempladas:

UFMunicípio
AMAmaturá
AMBenjamin Constant
AMBeruri
AMBoca do Acre
AMBorba
AMCarauari
AMCareiro
AMCoari
AMCodajás
AMHumaitá
AMItacoatiara
AMItapiranga
AMLábrea
AMMaués
AMParintins
AMPauini
AMRio Preto da Eva
AMSanto Antônio do Içá
AMSão Gabriel da Cachoeira
AMSão Paulo de Olivença
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes