Ir para o conteúdo

Mayra Dias apresenta PL para solicitar que Bumbódromo volte a se chamar Amazonino Mendes

Para a parlamentar, Parintins (distante a 369 quilômetros de Manaus) é um dos exemplos do quanto Amazonino era um homem visionário e à frente do seu tempo

A deputada estadual Mayra Dias (Avante) apresentou, nesta segunda-feira (13), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Projeto de Lei (PL), no qual solicita que o Centro Cultural de Parintins, mais conhecido como Bumbódromo, volte a se chamar Amazonino Mendes.

Para a parlamentar, Parintins (distante a 369 quilômetros de Manaus) é um dos exemplos do quanto Amazonino era um homem visionário e à frente do seu tempo. Ela lembrou que, em 1987, ele assistiu o Festival Folclórico pela primeira vez e viu, nos bois Caprichoso e Garantido, grande potencial de expansão da cultura e de incentivos ao turismo na cidade e no Estado.

“O Bumbódromo foi inaugurado em 1988 e recebeu o nome de Centro Cultural e Desportivo Amazonino Mendes, sendo duramente criticado por construir um ‘elefante branco’ no meio da floresta. De lá para cá, a história comprovou que Amazonino estava certo. O espaço ficou pequeno para a grandiosidade do espetáculo dos bumbás. O Festival de Parintins deu identidade cultural ao Estado do Amazonas, tornando-se Patrimônio Cultural do País, sendo o Bumbódromo considerado o maior teatro a céu aberto do Brasil”, explicou Mayra.

Amazonino Mendes também construiu os currais dos bumbás de Parintins, o Programa Cama e Café da Manhã, para fomentar o turismo na ilha, e foi presente no auxílio para conquista de patrocinadores para a festa.

Em 2017, baseado na Lei n° 6.454, de 24 de outubro de 1977, que dispõe sobre a denominação de logradouros, obras, serviços e monumentos públicos, o Ministério Público Federal (MPF) indicou ao município de Parintins a retirada de nomes de pessoas vivas de bens públicos estaduais e municipais e o nome do governador Amazonino Mendes foi removido do Bumbódromo.

Mayra Dias lembrou que em 2018, como Miss Brasil, participou das comemorações dos 30 anos do bumbódromo ao lado do então governador, que naquele momento já não emprestava seu nome ao palco do confronto da arte de azuis e vermelhos.

“Com isso, venho à tribuna pedir o apoio dos nobres colegas deputados e deputadas para aprovação do Projeto de Lei que denomina o bumbódromo Centro Cultural Amazonino Mendes. Assim, faremos justiça ao grande legado que Amazonino deixa para a memória cultural do nosso Estado”, solicitou.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes