Ir para o conteúdo

Manaus inicia vacinação de crianças contra dengue

A oferta do imunizante será feita em 171 salas de vacina gerenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa)

A capital amazonense recebeu 65.037 doses da vacina Qdenga.

A cidade de Manaus inicia, nesta quinta-feira (21), a vacinação de crianças de 10 e 11 anos contra a dengue. A capital amazonense recebeu 65.037 doses da vacina Qdenga. A oferta do imunizante será feita em 171 salas de vacina gerenciadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Manaus está entre as 12 cidades do Amazonas que receberam as doses do imunizante contra a doença.

Dentre os estabelecimentos da secretaria que participam da estratégia de imunização, na capital, estão nove unidades de saúde que vão atender em horário ampliado. As unidades vão funcionar das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados.

Duas cidades do Amazonas já iniciaram a vacinação contra a dengue. O primeiro município a iniciar a imunização foi Careiro da Várzea, na terça-feira (20), seguida de Autazes, que começou a campanha nesta quarta (21).

País

Entre aquelas previstas no planejamento do Ministério da Saúde, a capital do Amazonas era a única que ainda não havia dado o pontapé inicial na imunização dessa faixa etária.

Até agora, nove estados já tinham começado a aplicar as doses do imunizante: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia, Maranhão, Acre, Paraíba, Rio Grande do Norte e São Paulo.

O primeiro lote, com 712 mil vacinas, foi distribuído para 315 municípios de dez estados. Essa remessa atende a 60% das 521 cidades selecionadas, e a previsão é que as demais recebam até meados de março.

As vacinas são destinadas a regiões com municípios de grande porte, e alta transmissão de dengue nos últimos dez anos. Também foi levado em conta que a população residente igual ou maior a 100 mil habitantes.

Com o recebimento previsto de 6,5 milhões de doses em 2024, o Ministério da Saúde garante a proteção de todo o público-alvo, crianças de 10 a 14 anos contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas. Para 2025, a pasta já contratou 9 milhões de doses.

O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer esse imunizante no sistema público de saúde.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes