Ir para o conteúdo

Manaus está entre as melhores cidades para se fazer negócios no país, indica Exame

Manaus é a quinta melhor cidade do Brasil para se fazer negócios na área da indústria, de acordo com o Ranking 2023

Manaus

A capital amazonense está entre as cem cidades brasileiras, citadas no Ranking 2023 publicado pela revista "Exame" desta semana, como as melhores para se fazer negócios no Brasil. Dentre as sete categorias analisadas, Manaus aparece no top 5 do setor industrial e no top 10 do ramo imobiliário, mas também se destaca como uma das melhores cidades para  se fazer negócios nas áreas de serviços e de saúde.

O estudo, elaborado pela consultoria Urban Systems, levou em conta 319 cidades, que são todos os municípios do Brasil com mais de 100 mil habitantes. Vivem neles 115,6 milhões de pessoas.

Para o prefeito David Almeida, Manaus é uma cidade em plena expansão e desenvolvimento, com grandes investimentos, públicos e privados, que vêm fazendo toda a diferença para estar entre as melhores cidades para se fazer negócios no Brasil.

“Somos a maior cidade da Amazônia e os maiores preservadores da floresta. Temos o olhar atento do mundo, e queremos o melhor para a nossa população. Investimos na melhoria dos serviços públicos, na infraestrutura da cidade, atuamos fortemente na geração de emprego e renda, no fomento do empreendedorismo e do turismo. Manaus tem se desenvolvido e atraído muitos investidores e ainda queremos fazer muito mais”, declarou David Almeida.

Na divulgação da "Exame", que está na sua décima edição, foram elencadas as cem melhores cidades para se fazer negócios, com base em estudo calculado a partir de um Índice de Qualidade Mercadológica (IQM), que aponta quais municípios oferecem melhores condições para as empresas, com base em dados de população, de fluxo de comércio, características urbanas e infraestrutura, entre outros pontos.

Top 5 na Indústria

Manaus é a quinta melhor cidade do Brasil para se fazer negócios na área da indústria, de acordo com o Ranking 2023, com 4.454 de Índice de Qualidade Mercadológica, sendo a de melhor destaque na região Norte.

Nessa categoria, foram analisados dez indicadores: empregos no setor industrial, empregos no setor com média e alta remuneração, renda do trabalhador na indústria, estabelecimento industriais, exportação industrial, distância do aeroporto, distância ao porto de exportação mais próximo, paralisações no serviço de água, rodovias federais e concentração de empregos no setor.

O Polo Industrial de Manaus (PIM) é o grande atrativo da capital nesse quesito, com mais de 500 indústrias nacionais e multinacionais, faturamento de R$ 98,93 bilhões nos primeiros sete meses de 2023 e empregando mais de 110,6 mil pessoas diretamente, que se somam aos investimentos feitos, sobretudo, pelo poder público.

A Prefeitura de Manaus tem investido no segmento industrial, nas micro e pequenas empresas e, principalmente, no empreendedorismo. Este ano, por intermédio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), inaugurou o Distrito de Micro e Pequenas Empresas (Dimicro), na zona Leste, que vem servindo de incubadora para 28 indústrias e com projeção de geração de 400 empregos diretos.

Ao longo dos últimos três anos, a atual gestão municipal também já capacitou mais de 7,6 mil empreendedores para atuar no mercado de trabalho; intermediou mais de 18,6 mil vagas de emprego, conseguindo empregar mais de 14,3 mil trabalhadores. Não à toa, o Sistema Nacional de Emprego (Sine/Manaus) foi eleito o mais eficiente do país, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) 2021.

Top 10 no Imobiliário

Outro destaque da capital amazonense é no setor imobiliário: nona melhor cidade do Brasil para se fazer negócios nessa área. Também ocupando o primeiro lugar na região Norte, com 1.880 de IQM.

Aqui, foram analisados nove indicadores: empregos no setor com renda mensal acima de cinco salários mínimos, crescimento das empresas do setor da construção civil, projeção do número de novos domicílios, total de novas empresas do setor de comércio e serviços e a variação de empregos na construção civil, entre outros.

Todos os investimentos públicos e privados feitos na cidade passam pela aprovação da prefeitura, com a anuência técnica do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) para serem executados. A atual gestão já ultrapassou a marca de 3,6 milhões de metros quadrados licenciados nos últimos três anos (de janeiro de 2021 a novembro de 2023), com a emissão de 2.831 certidões de alvará de construção.

Outros destaques

No setor de serviços, o município ocupa a décima sexta posição do país, quando se trata de fazer negócios. E na saúde, Manaus aparece em 58ª colocação dentre as cem melhores cidades do Brasil.

Vale destacar que o reconhecimento da saúde de Manaus, em nível nacional, também se deve aos investimentos feitos na rede básica. A atual gestão municipal está executando o maior e mais ousado plano de obras da história do município na área da saúde.

A cidade já deu um salto na cobertura da atenção básica, saindo de 64,32%, registrados em janeiro de 2021 para 80,1% em agosto de 2023. E já entregou 47 unidades de saúde de pequeno porte, totalmente revitalizadas, além de 64 unidades de médio e grande portes, alcançando, de forma inédita, o primeiro lugar entre as capitais brasileiras no programa Previne Brasil em seis quadrimestres consecutivos (janeiro de 2021 a agosto de 2023).

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes