Ir para o conteúdo

Mais de 30 modalidades foram contempladas pelo Bolsa Esporte Estadual

São 101 atletas e 30 paratletas patrocinados na capital e no interior

Em 2023, o Bolsa Esporte Estadual, patrocínio oferecido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), contemplou 131 atletas e paratletas, divididos nas categorias de base, alto rendimento e olímpico/paralímpico. Abrangendo mais de 30 modalidades esportivas, com 124 desportistas na capital e 7 no interior, sendo 86 homens e 44 mulheres, o benefício serviu de impulsionamento ao esporte amazonense para conseguir títulos em nível mundial.

“O Bolsa Esporte não é apenas um investimento em atletas individuais, mas sim um compromisso com o desenvolvimento do esporte em nossa região. Estamos construindo uma base sólida para o futuro e elevando o padrão competitivo em todas as modalidades”, disse Jorge Oliveira, secretário da Sedel.

Na categoria de base, foram 60 jovens aptos a receber o patrocínio. Destaque para Caio Arcos, da natação, que também faz parte do Projeto Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024, e foi o primeiro nadador amazonense a chegar em uma final do Troféu Brasil em 23 anos, além de quebrar o recorde dos 200 metros nado livre, recorde que perdurava desde 1998.

No alto rendimento são 44 atletas e 19 paratletas, distribuídos em 21 categorias. Um dos integrantes da categoria é Jair Paulino, Jajá do Wake, que conquistou o Campeonato Mundial de Wakeboard e que detém 24 títulos em sua carreira. Joelso Pimenta, do powerlifting também está inserido no alto rendimento, conquistou neste mês de novembro o Powerlifting World Championship 2023, desbancando atletas da Venezuela, Paraguai, República Tcheca, Índia e Bielorrússia.

Já o rendimento olímpico/paralímpico, conta com oito atletas patrocinados nas modalidades de halterofilismo, tiro com arco, tiro esportivo e atletismo. Três medalhistas nos Jogos Pan e Parapan-Americanos de Santiago fazem parte deste grupo. Pedro Nunes, conquistou a prata no lançamento de dardo. No halterofilismo, Maria de Fátima conquistou o bronze e Lucas dos Santos foi ouro.

“O Bolsa Esporte foi muito importante para o desenvolvimento do meu trabalho, o meu desempenho melhorou muito. Agradeço muito ao Governo do Amazonas pelo apoio, ele é importante também para desenvolver o esporte tanto na base como no alto rendimento. Se não fosse pelo patrocínio seria muito difícil competir com os atletas de fora, só tenho a agradecer” exaltou Lucas dos Santos.

Modalidades contempladas

Judô
Natação
Polo Aquático
Jiu-jitsu
Corrida (velocidade e fundismo)
Salto Triplo
Lançamento de Dardo
Wrestling
Futevôlei
Badminton
Karatê
Skate
Ginástica Rítmica
Halterofilismo
Levantamento de Peso
Tênis de Mesa
Boxe Chinês
Powerlifting
Arremesso de Peso
Lançamento de Disco
Fisiculturismo
MMA
Vôlei Sentado
Taekwondo
Wakeboard
Basquete 3x3
Futsal
Muay Thai
Flag Football
Tiro com Arco
Tiro Esportivo

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes