Ir para o conteúdo

‘Mais Acesso’: Projeto da UEA promove cursos de capacitação para atendimento de PCDs

Cursos de capacitação são ofertados por meio de um site e aplicativo desenvolvidos por professora e alunos da universidade

O aluno Lucas Monteiro, de 21 anos, participa do ‘Mais Acesso’ há dois anos e meio

Com o objetivo de promover a inclusão de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em diversas áreas da sociedade, o projeto ‘Mais Acesso’, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), disponibiliza cursos de capacitação para atendimento desse público. Criado em 2021 por uma professora e alunos da universidade do Governo do Amazonas, o projeto foi reformulado e ampliado com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Para a professora de Legislação e Ética da Escola Superior de Artes e Turismo (Esat) e coordenadora do ‘Mais Acesso’, Marklea Ferst, a construção do trabalho começou como um projeto de extensão da UEA voltado somente para o atendimento de pessoas PCDs no setor do turismo. Com o tempo, a demanda ficou maior e mais voluntários chegaram para fazer parte.

Para conseguir o investimento necessário para a ampliação, o projeto foi submetido a um edital da Fapeam e conseguiu recursos para a criação de um site e aplicativo, promovendo ainda mais acessibilidade no processo de aprendizagem. Atualmente, a equipe conta com 28 pessoas, entre alunos e ex-alunos voluntários, que atuam no desenvolvimento de soluções digitais de ensino e aprendizagem para capacitação.

“O grande ‘start’ do projeto se deu a partir do momento que conseguimos esse subsídio da Fapeam, porque conseguimos fazer o site, desenvolver o aplicativo para iOS e Android e também desenvolver o curso de capacitação que está distribuído gratuitamente para todas as pessoas. O investimento do Governo do Amazonas em projetos da universidade contribui para o desenvolvimento econômico e social do estado”, explicou a professora e coordenadora do projeto, Marklea Ferst.

Dentro da equipe, cada aluno desenvolve um papel. O aluno Lucas Monteiro, de 21 anos, participa do ‘Mais Acesso’ há dois anos e meio. Durante esse período, ele destaca a aprendizagem diária com a professora e outros alunos como o maior benefício.

“Entrar no projeto me influenciou profissionalmente, mas também pessoalmente. Foi ele que abriu portas para mim e me ajudou a ter uma visão mais ampla no que diz respeito à acessibilidade. Antes, eu achava que sabia muito sobre o assunto, mas quando comecei a desenvolver as atividades, fui aprendendo muito”, contou Lucas.

Segundo a equipe, o objetivo do ‘Mais Acesso’ é promover a acessibilidade, inclusão e igualdade de oportunidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Beatriz Viana, deficiente visual, integrante do grupo, é uma das principais consultoras de atividades do site e aplicativo. Ela explica que, por ter uma deficiência, sempre lidou com obstáculos, mas participar de um projeto como esse mudou completamente a rotina dela.

“Eu era uma pessoa mais tímida e retraída. O projeto me fez lutar mais pela causa (das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida) e ficar mais ativa. É muito importante ter pessoas que vivenciam essa realidade na equipe, porque não adianta o projeto ser voltado para a gente, mas a gente não participar”, destacou a aluna de Turismo, Beatriz Viana.

Como acessar

A plataforma “Mais Acesso” está disponível em um site e em um aplicativo. O site pode ser acessado pelo endereço www.maisacessoqualifica.com.br, onde todos os cursos de capacitação estão disponíveis. Qualquer pessoa pode participar e obter um certificado ao final de cada curso de 30h.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes