Ir para o conteúdo

Governo do AM instala estação de tratamento de água móvel no Careiro da Várzea

O purificador está instalado em uma embarcação que navegará pelas águas das comunidades vizinhas, atendendo a diversas localidades

Ação faz parte da Operação Estiagem 2023

Em um esforço para enfrentar os desafios da seca dos rios e garantir o abastecimento de água potável nas comunidades afetadas pela vazante dos rios, o Governo do Estado do Amazonas, por meio da Defesa Civil, implantou uma Estação de Tratamento de Água Móvel (Etam), no município de Careiro da Várzea (distante 25 quilômetros de Manaus).

A ação, que faz parte da Operação Estiagem 2023, tem como objetivo reforçar o fornecimento de água potável em uma região que enfrenta as consequências da estiagem dos rios. A seca sazonal é um desafio recorrente na região amazônica e impacta diretamente a vida das comunidades ribeirinhas.

“Esse purificador é de suma importância para atender as famílias e comunidades ribeirinhas que hoje sofrem os impactos da estiagem. Onde esse barco conseguir chegar, as famílias com certeza serão bem assistidas com água potável” disse Jean Souza, coordenador da Defesa Civil do Careiro da Várzea.

A Etam, instalada em um barco especialmente equipado, já está em pleno funcionamento. Ela tem a capacidade de atender até 5.000 pessoas por dia com água potável. O purificador está instalado em uma embarcação que navegará pelas águas das comunidades vizinhas, atendendo a diversas localidades. Isso não apenas alivia a pressão sobre as fontes locais de água, mas também proporciona alívio imediato às comunidades que enfrentam a escassez de água.

Projeto Água Boa

O Projeto Água Boa representa uma solução alternativa e coletiva para a coleta e tratamento de água em comunidades rurais e ribeirinhas do estado. Ele desempenha um papel vital na entrega de água potável às comunidades do interior do Amazonas, fornecendo um recurso essencial para a vida e saúde das pessoas.

Panorama

Diariamente, a Defesa Civil do Amazonas realiza o acompanhamento da situação dos municípios através do Centro de Monitoramento e Alerta (Cemoa) e através da gerência regional, que mantém contato permanente com as coordenadorias municipais. Segue a situação dos municípios:

Emergência: 42

Maués, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Humaitá, Amaturá, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá, Tonantins, Tabatinga, Manaus, Manaquiri, Iranduba, Envira, Itamarati, Eirunepé, Ipixuna, Tefé, Coari, Jutaí, Maraã, Uarini, Alvarães, Fonte Boa Pauini, Boca do Acre, Rio Preto da Eva, Urucará, Caapiranga, Autazes, Nova Olinda do Norte, Lábrea, Guajará, Anamã, Anori, Borba, Japurá, São Gabriel da Cachoeira, Careiro da Várzea, Novo Aripuanã e Juruá, Santa Isabel do Rio Negro e Canutama.

Alerta: 18

Careiro, Codajás, Manacapuru, Novo Airão, Barcelos, Tapauá, Beruri, Manicoré, Carauari, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Nhamundá, São Sebastião do Uatumã, Parintins, Itacoatiara, Silves, Itapiranga, Urucurituba.

Normalidade: 02

Presidente Figueiredo e Apuí

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes