Ir para o conteúdo

Governador Wilson Lima vistoria terminais flutuantes para atender comunidades

As estruturas modernas possuem 168 metros quadrados (m²), com capacidade de carga de 20 toneladas, além de iluminação em LED e energia solar, ou seja, não será necessário nenhum outro tipo de fiação para utilizar esses portos.

Com investimento de R$ 40,1 milhões, o Governo do Amazonas já concluiu a construção de 25 terminais flutuantes para atender comunidades do interior do estado, estando 21 já em operação e quatro prontos para entrega, com locais já definidos para receber a estrutura. O balanço foi apresentado na manhã desta segunda-feira (21/11) pelo governador Wilson Lima, durante vistoria no Estaleiro do Juruá, localizado na Estrada Ramal do Brito, Km 01, distrito de Cacau Pirera, município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus).

Na ocasião, o governador informou ainda que outras seis dessas estruturas estão em construção, totalizando 31 terminais. “Isso (terminal flutuante) ajuda muito o pequeno produtor, facilita o escoamento da produção e também já vai com esse conceito de sustentabilidade porque tem iluminação a LED mantida por placas de energia solar”, afirmou o governador do Amazonas.

Construídos e entregues pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), os terminais flutuantes visam dar mais qualidade de vida e segurança à população dos municípios amazonenses.

“Essas estruturas estão indo para as maiores comunidades, estão indo para interior do interior”, ressaltou Wilson Lima.

As estruturas modernas possuem 168 metros quadrados (m²), com capacidade de carga de 20 toneladas, além de iluminação em LED e energia solar, ou seja, não será necessário nenhum outro tipo de fiação para utilizar esses portos.

“São portos robustos, com capacidade de carga de 20 toneladas, uma estrutura moderna, portos cobertos, com iluminação de LED a energia solar. Quer dizer, vamos dotar os municípios que estão recebendo esses portos com uma mini estrutura portuária muito adequada para essas comunidades”, reforçou Carlos Henrique Lima, secretário titular da Seinfra.

Vistoria no local

As 21 estruturas já entregues pelo governo estadual contemplam áreas e comunidades dos municípios de Autazes, Careiro, Tapauá, Boa Vista do Ramos, Maués, Anamã, Barcelos, Nova Olinda do Norte, Barreirinha, Nhamundá, Parintins, Humaitá, Alvarães, São Paulo de Olivença, Manicoré, Benjamin Constant, Jutaí, Juruá e Tefé.

As outras quatro já concluídas serão destinadas, segundo o governador Wilson Lima, para os municípios de Uarini, Beruri, Atalaia do Norte e Urucurituba. As demais seis que estão em construção ainda terão seu destino definido pelo Governo do Amazonas.

Terminais Flutuantes entregues aos municípios:

  1. Autazes: Comunidade Vila Novo Céu
  2. Careiro: Comunidade Purupuru
  3. Tapauá: Comunidade Foz do Tapauá
  4. Boa Vista dos Ramos: Comunidade Menino Deus do Curuçá
  5. Maués: Comunidade Bom Jesus do Canela
  6. Anamã: Distrito do Arixi
  7. Barcelos: Porto de Moura
  8. Nova Olinda do Norte: Porto da Estrada do Curupira
  9. Barreirinha: Distrito do Cametá dos Ramos
  10. Nhamundá: antigo porto da cidade
  11. Parintins: Distrito de Mocambo
  12. Humaitá: Porto de Auxiliadora
  13. Alvarães: Distrito de Nogueira
  14. São Paulo de Olivença: Comunidade Campo Alegre
  15. Manicoré: Comunidade Cachoeirinha
  16. Manicoré: Comunidade Democracia
  17. Benjamin Constant: Comunidade Feijoal
  18. Benjamin Constant: Comunidade Filadélfia
  19. Jutaí: Porto Copatana
  20. Juruá: porto da cidade
  21. Tefé: Comunidade do Caimbé

Destino dos Terminais flutuantes prontos para entrega:
22. Uarini: Comunidade Punã
23. Beruri: Comunidade Santa Maria do Pupunha I
24. Atalaia do Norte: Sede
25. Urucurituba: Vila de Tapeaçu

Outras seis em construção:
26, 27, 28, 29, 30 e 31. Destino a definir

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes