Ir para o conteúdo

Gastromotiva, Instituto Acariquara e Bemol apresentam iniciativa de combate a insegurança alimentar

Os projetos, que são focados na viabilização de ações de base comunitária no campo da alimentação, acabam de passar pela primeira fase

A Gastromotiva, organização não governamental que desde 2006 realiza um trabalho de combate à fome e a insegurança alimentar, o Instituto Acariquara, organização não governamental que desde 2004 promove a inclusão social e a conservação da biodiversidade brasileira a partir de ações e projetos sustentáveis na Amazônia, e a varejista amazonense Bemol apresentaram nesta terça-feira (27) os primeiros resultados dos projetos de desenvolvimento territorial focados nas populações dos bairros Parque das Tribos e Compensa, em Manaus; e das populações ribeirinhas do Alto Urupadí, no município de Maués.

Com duração prevista de três anos, os projetos, que são focados na viabilização de ações de base comunitária no campo da alimentação, acabam de passar pela primeira fase. No último ano foi realizado um trabalho de pesquisa e escuta ativa com a participação de lideranças comunitárias locais para que fossem identificadas carências e necessidades das populações, além das potencialidades dos territórios. A partir desse trabalho de campo, poderão ser desenvolvidos iniciativas com formatos ideais para atenderem às necessidades particulares das áreas. O objetivo é que sejam criadas soluções de curto, médio e longo prazo que possam colaborar com a resolução de questões centrais como desmoronamento de áreas de reserva, acesso limitado à escolas e falta de saneamento básico, energia, água e pavimentação, entre outras questões.

“Essas pessoas precisam ser atendidas com o básico que garante a dignidade humana, para que possam olhar para o fortalecimento da identidade cultural. Nosso objetivo é colocar em prática iniciativas que vão muito além do assistencialismo. Queremos que essas populações tenham meios de subsistir viver melhor com recursos próprios. Ao longo do período, todas as ações serão idealizadas, desenvolvidas e conduzidas pelos membros das próprias comunidades, que conhecem a fundo as necessidades locais”, comenta David Hertz, fundador da Gastromotiva.

Para o Diretor-presidente da Bemol, Denis Minev, a realização do projeto, com o apoio de empresas privadas é de extrema importância. “É uma grande alegria para a Bemol contribuir com essas iniciativas e com instituições como Gastromotiva, Acariquara e NUSEC da UFAM. Acreditamos que a prosperidade na Amazônia virá de diversas formas, incluindo projetos como estes”.

Além dos projetos em Manaus, a Gastromotiva, o Instituto Acariquara e o Núcleo de Socioeconomia da Universidade Federal do Amazonas (NUSEC/UFAM) já colocaram em prática um projeto de combate à insegurança alimentar de populações, que estão na região do Alto Urupadí, que durante um período do ano não conseguem caçar e nem pescar. Sem o acesso adequado à proteína, essas pessoas ficam com a alimentação bastante deficiente. Para combater o problema, foram implementadas, na região, criações de frangos e galinhas caipiras para geração de carne e ovos.

“A Avicultura Caipira é uma atividade ideal para pequenos produtores rurais e tem como característica a utilização da mão de obra familiar, por ser uma atividade de fácil manejo. Para garantir a eficiência do projeto, foram criadas instalações adequadas para a saúde, conforto e higiene dos animais. Estamos realizando também o acompanhamento técnico em parceria com o NUSEC, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e o Instituto Federal do Amazonas (IFAM) do município de Maués”, diz Ademar Vasconcelos, Diretor Executivo do Instituto Acariquara.

Enquanto as pesquisas são desenvolvidas, a Gastromotiva buscou iniciativas imediatas que pudessem trazer impactos positivos a curto prazo e, para isso, implementou na Compensa e no Parque das Tribos, em Manaus, o seu projeto Cozinhas Solidárias, que leva a chancela da organização, e conta com o apoio logístico do Instituto Acariquara. A ONG trabalha viabilizando recursos para que líderes comunitários possam atender diariamente pessoas em situação de vulnerabilidade, fornecendo ao menos uma refeição completa e nutritiva por dia. Para que o projeto pudesse ser ativado na região, a Gastromotiva contou com o apoio da Bemol e de outras companhias da iniciativa privada.

Sobre a Bemol

Nascida em Manaus e presente nos estados do Amazonas, Rondônia, Roraima e Acre, a Bemol possui atualmente 38 lojas, 42 Farmácias, quatro Mercados Bemol e stands no interior, que atendem grande parte da região Norte.

Com outros empreendimentos como a Bemol Digital, a Conta Bemol e Empréstimos Bemol, a empresa acompanha a constante evolução tecnológica e digital, e busca oferecer uma variedade de investimentos que podem servir para os mais diversos objetivos. A Bemol mantém seu compromisso de atingir novos patamares de excelência com um olhar especial para a região Norte e sua sustentabilidade.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes