Ir para o conteúdo

Fórum da Virada Sustentável acontece nesta quarta

A programação reunirá especialistas, ativistas e membros da sociedade civil para debater o tema “Despoluição do ar e dos igarapés de Manaus: Desafios e Soluções”

Nesta quarta-feira, 1º de novembro, a partir das 15h30, começa o Fórum de Abertura da Virada Sustentável Manaus 2023, evento gratuito e aberto ao público. A programação reunirá especialistas, ativistas e membros da sociedade civil para debater o tema “Despoluição do ar e dos igarapés de Manaus: Desafios e Soluções”.

O Fórum será realizado na sede da FAS, que fica localizado na Rua Álvaro Braga, nº 351, bairro Parque 10 de Novembro - Zona Centro-Sul de Manaus.

Serão realizados dois painéis: “Igarapés de Manaus, soluções para despoluição”, das 16h às 17h, e “Manaus sem fumaça!”, das 17h30 às 18h30. As moderações serão feitas por Virgilio Viana, superintendente geral da FAS.

O primeiro, às 16h, reunirá os seguintes nomes: Diego Dal Magro, diretor presidente na Águas de Manaus (AM) e Águas de São Francisco (PA); Neliton Marques, ex-secretário executivo de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas e idealizador do primeiro Comitê de Bacia Hidrográfica da Amazônia (Comitê da Bacia do Tarumã Açú); e Etelvina Garcia, jornalista, professora e autora de 24 livros dedicados à história e à problemática econômico-social da Amazônia, incluindo Zona Franca de Manaus (ZFM).

O segundo painel, às 17h30, terá como convidados: Rodrigo Souza, professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), e coordenador do “Projeto EducAir”, voltado à educação ambiental em qualidade do ar com uso de tecnologias; Ana Beatriz Werneck, médica de família na Fundação Zerrenner e gerontóloga na Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) e no Centro de Atenção Integral à Melhor Idade (CAIMI) Dona Ada Rodrigues Viana; e Luiz Carlos Lopes,  diretor de divulgação da Associação Amazonense de Pneumologia e Cirurgia Torácica (AAPCT) especialista em Broncoscopia pela Universidade Federal de São Paulo.

Conforme explica a coordenadora da Virada Sustentável Manaus e responsável pela Agenda Cidades Sustentáveis da FAS, Cristine Rescarolli, a proposta dos painéis é envolver diferentes atores para formularem ideias inovadoras diante dos problemas relacionados à sustentabilidade na cidade.

“A Virada Sustentável Manaus está mais necessária do que nunca e nesta 4ª edição do Fórum pretendemos articular a participação direta de pessoas, organizações e instituições no intuito de apresentar uma visão positiva e inovadora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população. Além disso, vamos discutir sobre as mudanças climáticas e seus efeitos na saúde pública e economia da Amazônia”, destaca.

Cristine reforça o convite para o público. “Quem tiver interesse em conhecer mais sobre os temas, ou mesmo se tornar parte desta luta pelo futuro da humanidade, está convidado”.

9ª Virada Sustentável Manaus

Com o tema “Virada da Amazônia”, a nova edição da Virada Sustentável Manaus acontecerá no próximo final de semana, dias 4 e 5 de novembro, e vai ocupar a capital amazonense com uma programação cultural intensa. Serão realizadas mais de 70 atividades gratuitas em nove bairros da cidade, incluindo exposições, oficinas, palestras, brincadeiras e ações socioambientais, com o objetivo de promover a conservação do meio ambiente e do bioma amazônico.

Considerado o maior evento de sustentabilidade da América Latina, a Virada Sustentável Manaus é correalizada pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e Virada Sustentável Nacional e apoio do Conselho Criativo, que possui mais de 60 organizações da sociedade civil amazonense, além de proponentes de atividades e voluntários.

O evento tem apoio da Bemol, Águas de Manaus, Innova, do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e recursos da Lei de Incentivo à Cultura, por meio do Ministério da Cultura, em parceria com as Nações Unidas (ONU).

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes