Ir para o conteúdo

Exposição destaca ações realizadas pelo projeto Territórios da Agricultura em Manaus

Na mostra, que acontece a partir de 17 de novembro no Bosque da Ciência - INPA, visitantes poderão conhecer de perto toda a jornada formativa e etapas para a construção de projetos coletivos

Contribuir para a segurança alimentar das pessoas que estão nos territórios agrícolas do Estado do Amazonas e promover ações coletivas de produção e comercialização de alimentos saudáveis, possibilitando sua adoção em diversos locais na área urbana e periurbana de Manaus (AM). Esse é o objetivo do Jardim Alimentício Comunitário Agroecológico (JACA), criado pelos participantes do projeto Territórios da Agricultura no município. Na  exposição em cartaz a partir do dia 17 de novembro, no Bosque da Ciência - INPA, os visitantes poderão conhecer de perto como aconteceu, na prática, essa construção de uma solução coletiva e sustentável para o território.

Desenvolvido pela Evoluir - empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral —  e viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, com patrocínio da Bayer, o projeto teve início em Manaus em junho, com o começo da jornada formativa, integrada por cinco encontros presenciais.

Nos módulos, facilitadores da Evoluir abordaram temas como o resgate e a valorização das histórias coletivas, reconhecimento dos desafios e potencialidades da região e do grupo, mapeamento de iniciativas e ações com relação à produção e abastecimento de alimentos saudáveis da Agricultura Familiar e Agricultura Urbana e Periurbana no território, além de diagnóstico participativo. Na sequência, foram definidos o projeto local a ser implementado e um plano de ação, culminando então com o início das atividades do JACA. Em complemento, houve a avaliação para empreendimentos futuros e a organização da exposição.

“Além do jardim em si, aberto não só aos participantes do projeto mas também à população, ao usar a tecnologia social do PAIS, que tem como premissa a produção de alimentos com baixo custo e de forma orgânica, estabelecemos um modelo que pode ser replicado por agricultores de toda a região”, afirma Mariana Monferdini, coordenadora do Territórios da Agricultura na Evoluir. “Esse sistema possibilita a preservação ambiental, elimina o uso de agrotóxicos e promove a inclusão social e geração de renda para as comunidades”.

Mariana conta ainda que, durante todo o percurso do projeto, os participantes fotografaram suas percepções e vivências. “São esses registros que o público verá na mostra, que apresenta olhares e sentimentos sobre esse caminho de cooperação, organização e valores comunitários, baseados na produção e abastecimento de produtos saudáveis”.

A coordenadora do projeto, pela Evoluir, acrescenta que ações como essas, construídas coletivamente no território, revelam ainda a eficácia da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e de outras metodologias participativas trabalhadas no Territórios da Agricultura. “Percorremos todo um caminho plural de cooperação, desde o diagnóstico e a evidência das problemáticas, até a clareza sobre as possibilidades de atuação do grupo. Fica claro  que problemas complexos só podem ser resolvidos com uma visão sistêmica e um trabalho coletivo e em rede”, conclui.

A Diretora Executiva de Sustentabilidade, Segurança, Saúde e Meio Ambiente da Bayer para América Latina, Paula Castro, complementa: “A agricultura sustentável é essencial para garantir a segurança alimentar global e a saúde do planeta, sendo a educação a chave para alcançá-la. A partir de iniciativas com o Territórios da Agricultura, podemos disseminar práticas agrícolas sustentáveis e incentivar a adoção de técnicas mais eficientes e responsáveis de forma colaborativa. Além disso, esses participantes serão multiplicadores dos aprendizados, compartilhando suas experiências e conhecimentos com amigos e familiares e incentivando cada vez mais práticas responsáveis”.

“Como facilitadora do projeto, foi muito gratificante participar da formação e perceber como é viável concretizar uma iniciativa sustentável a curto prazo, seguindo metodologias como a Aprendizagem Baseada em Projetos, e com metas bem definidas”, diz Jucimara Gonçalves dos Santos, agroecóloga e professora de agroecologia. “Também pude ver um pouco do que tem de território para agricultura aqui em Manaus e áreas adjacentes, e observar como as pessoas têm objetivos em comum e como anseiam que eles sejam alcançados, mas muitas vezes alguns fatores limitam essa junção”.

Jucimara avalia que o Territórios da Agricultura teve grande impacto positivo para a região. “O JACA é um jardim comunitário, a população pode coletar as plantas que estão lá e também fazer parte disso. Ele certamente modificou a vida das pessoas e a minha também, porque vimos que é possível fazer algo concreto se for bem planejado. O projeto facilitou a realização desse sonho coletivo, com um conhecimento que pode ser levado a outras localidades”.

O Territórios da Agricultura em Manaus contou parcerias essenciais para sua realização, com a doação da cesta de alimentos pela Associação dos Produtores Orgânicos no Estado do Amazonas (APOAM), das mudas de espécies de plantas do sítio PANC e da terra adubada pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (SEMACC). Já o projeto de extensão da Escola Humanizada da Universidade do Estado do Amazonas permitiu o uso do espaço da SOS Aldeia (Aldeia Infantis) para que o 1º e 2º módulo acontecessem, assim como o Sítio Pôr do Sol, onde foi realizado o 3° módulo, e o Sítio Agroecológico Santa Rita, que disponibilizou o espaço para a realização do 4º e 5º módulos.

Sobre o Jardim Alimentício Comunitário Agroecológico (JACA)

O Jardim Alimentício Comunitário Agroecológico (JACA) tem como objetivo contribuir para a segurança alimentar das pessoas que estão nos territórios agrícolas no Estado do Amazonas. Promove oficinas e cursos ofertados com base no método do sistema PAIS, possibilitando a implantação do sistema em diversos locais na área urbana e periurbana de Manaus. Sua criação envolveu diversos atores, como agricultoras/es de assentamentos e cooperativas, feirantes, representantes de institutos de pesquisa, de universidades, de coletivos, redes estudantes, movimentos de mulheres indígenas, entre outros.

Serviço

Exposição Territórios da Agricultura em Manaus

Local: Bosque da Ciência – INPA

Endereço: R. Bem-Te-vi, s/n - Petrópolis, Manaus

Data: 17 de novembro a 03 de dezembro de 2023

Horário de visitação: de terça-feira a domingo das 09h às 17h

Atendimento em libras e áudio descrição nos dias 17, 22 e 28/11

Eventos especiais: Roda de conversa com participantes no dia 17/11, Rodas de Conversa com Fotógrafo nos dias 22/11 e 28/11 e Contação de Histórias nos dias 17/11 e 22/11.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes