Ir para o conteúdo
AmazonasManausRG

Emissão e entrega da carteira de identidade é retomada no Amazonas

Saiba como tirar a identidade em Manaus sem enfrentar uma longa fila.

A SSP-AM orienta que o cidadão deve conferir primeiramente se as informações de seu CPF estão atualizadas e de acordo com a Certidão 

A emissão e a entrega da Carteira de Identidade Nacional (CIN) foi retomada, nesta segunda-feira (15), nos Postos de Atendimento ao Cidadão (PAC), no Amazonas.

O Instituto de Identificação Aderson Conceição Melo (IIACM) é o responsável pela emissão da CIN e o serviço será disponibilizado no decorrer da semana, conforme abertura de novas vagas.

Como solicitar

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) informa que o Registo Geral (RG), antigo documento expedido pelo estado, tem validade prevista até 2032 e não é necessária a emissão imediata do novo modelo de identidade. No entanto, para aqueles que estão com documento expedido há mais de 10 anos, ou que sofreram perda, extravio ou roubo, podem solicitar a CIN.

O procedimento inicia a partir do agendamento eletrônico, que é disponibilizado diariamente no SITE. Estado informou que a fila está menos demorada que anteriormente.

Mas a SSP-AM orienta que o cidadão deve conferir primeiramente se as informações de seu CPF estão atualizadas e de acordo com a Certidão (Nascimento ou Casamento) a ser apresentada, para somente, em seguida, solicitar o agendamento.

Com o procedimento finalizado, o solicitante deve comparecer ao Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) com a Certidão de Nascimento, se solteiro, comprovante de residência e CPF, ou qualquer documento que contenha o número de Cadastro de Pessoa Física.

No entanto, se for casado no civil, deve levar a Certidão de Casamento, se for divorciado, ter em mãos a Certidão de Casamento com averbação de divórcio. O cidadão, também, pode levar documentos como CNH, Cartão do SUS, Título de Eleitor, dentre outros documentos opcionais para inclusão em seu cadastro.

Outra orientação é ir de camisa com cores diferentes do branco, para garantir um bom resultado durante a tomada fotográfica.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes