Ir para o conteúdo

Dos 10 mais votados para conselheiros tutelares em Manaus, 50% são evangélicos

A eleição local demonstra um fato que vem ocorrendo em todo o Brasil: o crescimento da população evangélica e a presença cada vez maior em todos os processos eleitorais

As igrejas evangélicas cresceram 543% em 20 anos no Brasil - Arte: https://www.portaldacapital.com

Dos dez conselheiros tutelares mais votados em todas as zonas distritais de Manaus, ao menos 50% deles manifestam serem ligados à igreja evangélica. A eleição local demonstra um fato que vem ocorrendo em todo o Brasil: o crescimento da população evangélica e a presença cada vez maior deles em todos os processos eleitorais que acontecem ano após ano.

As igrejas evangélicas cresceram 543% em 20 anos no Brasil, apontou uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos da Metrópole (CEM) da Universidade de São Paulo (USP). Conforme uma pesquisa realizada em 2020 pelo Instituto DataFolha, os evangélicos representam 31% da população (mais de 65 milhões de pessoas) - hoje deve ser maior.

Na eleição para vereador de Manaus, em 2020, os dois mais votados são evangélicos. O pastor evangélico João Carlos dos Santos Mello, de 44 anos, teve 13.830 votos e é ligado à  Igreja Universal do Reino de Deus (IURD).  Já o vereador  Joelson Silva, com 12.943 votos, é logado à Assembleia de Deus.

Já na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM), dos dez mais votados em 2022, dois representam igrejas evangélicas e fazem questão de falar sobre o assunto quando sobem ao plenário da Casa: Felipe Souza (50 mil votos) e João Luiz (44 mil votos).

O pastor evangélico João Carlos dos Santos Mello, de 44 anos, foi o candidato a vereador mais votado de Manaus em 2020, com 13.830 votos - Foto: Redes sociais

Na eleição para conselheiros tutelares em Manaus, muitos dos nomes que concorreram se identificavam como evangélicos, o que facilitava a penetração e divulgação destes nomes em meio à comunidade, já que Manaus tem mais de 9 mil templos.

Na opinião da ativista social e advogada vice-presidenta da Comissão de Direitos Humanos da OAB/AM, Alessandrine Silva, esta analogia com a religião acaba gerando desproporcionalidade e competição desleal entre os candidatos.

"A eleição para conselhos tutelares é regida pela Lei Federal 9.504, que é a mesma do processo eleitoral convencional. E esta Lei restringe o abuso de poder religioso, abuso do poder financeiro e partidário. Infelizmente o que temos visto é transporte saindo a partir das igrejas, distribuição de lanches e até mesmo os pastores indicando em quem votar. Isso tudo é ilegal. Então a eleição não é democrática, porque os candidatos não partem do mesmo lugar", avalia.

O professor, educador comunitário e ativista político Gabriel Mota vai no mesmo caminho ao avaliar a eleição. "Ficou bem claro que existia a dinâmica do transporte. As igrejas tinham muitos carros levando as pessoas para votar. Isso era visível nas frente das escolas. É só procurar nas redes sociais que vemos a atuação deles e até mesmo a ligação com deputados e vereadores. O nível de organização das igrejas é bem claro", aponta.

Segundo a pesquisa da USP, igrejas evangélicas abriram cerca de 17 novos templos em média, diariamente, no Brasil em 2019.

Eleição para os conselhos aconteceu no dia 1 de outubro em Manaus - Foto: Prefeitura de Manaus

Os conselheiros mais votados em Manaus

Zona Centro-Sul: Daniel Serrão - Reeleito. Já foi candidato a vereador, na última eleição foi apoiador do Wilson Lima e Joana Darc. É evangélico;

Zona Norte I: Ana Paula Mesquita de Araújo - Reeleita. Na última eleição foi apoiadora do Wilson Lima e Alessandra Campelo. É evangélica;

Zona Norte II: Rubem Lima Menezes - Não demonstra já ter concorrido outras vezes e não demonstra preferência religiosa;

Zona Sul I: Kirk Jober Isaac Sahdo - É  ligado a movimentos de cultura e não tem vínculo com igrejas. Tem uma foto apoiando Roberto Cidade na última eleição.

Zona Sul II: Petrônio Martins Carlos Neto - Reeleito. Ligado a Joana Darc e Wilson Lima. Não demonstra vínculo com igrejas;

Zona Leste I: Walter Hubmayer - Não demonstra  preferência religiosa;

Zona Leste II: Marcos Lima da Cunha - Reeleito. É evangélico;

Zona Oeste: Mayra Ferreira da Silva - Reeleita. É evangélica;

Zona Centro-Oeste: Felipe Sahdo da Silva – Reeleito. É evangélico;

Zona Rural: Manoel Francisco da Silva Junior - Não demonstra  preferência religiosa.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes