Ir para o conteúdo

Deslizamento de barranco leva casas e deixa mortos no Amazonas

Segundo a Defesa Civil do município, até o momento foi registrado um óbito e quatro pessoas desaparecidas.

O local do desbarrancamento.

O deslizamento de uma barranco de terra na comunidade do Arumã, no município de Beruri (a 173 quilômetros a sudoeste de Manaus), às 17h do sábado (30), resultou na morte de moradores, arrastou casas e deixou outras pessoas desaparecidas. Segundo a Defesa Civil do município, até o momento foi registrado um óbito e quatro pessoas desaparecidas. A matéria é do Portal D24AM.

"A Prefeitura Municipal de Beruri lamenta profundamente a tragédia ocorrida na comunidade do Arumã. Expressamos nossas sinceras condolências às famílias enlutadas”, diz a nota da instituição que decretou luto oficial de três dias.

Ainda de acordo com a prefeitura, que todos os recursos necessários para oferecer todo o suporte, seja psicológico, material ou estrutural está sendo oferecido aos moradores. Além do trabalho para identificar as causas da tragédia e tomar as medidas necessárias.

Por meio de nota, o Governo do Amazonas que assim que tomou conhecimento do desbarrancamento na comunidade, foi imediatamente determinado que os órgãos estaduais dessem todo o suporte necessário ao município. Uma equipe de Policiais Militares e agentes da Defesa Civil estadual, que atuam em Beruri, se deslocaram ainda na noite de sábado até o local para iniciar os atendimentos aos moradores afetados.

“Lamento o ocorrido na comunidade do Arumã e quero prestar minha solidariedade aos familiares das vítimas do desbarrancamento. Determinei total apoio nas buscas pelos desaparecidos e assistência aos moradores afetados pelo ocorrido. Nossas equipes estaduais estão em campo para fazer o que for preciso e dar todo o suporte necessário aos moradores da comunidade”, disse o governador Wilson Lima.

Segundo as informações, além do morto e das pessoas desaparecidas, outras dez pessoas com ferimentos foram atendidas pelas equipes de saúde que estão no local. A maioria apresentou quadro de crise hipertensiva e uma pessoa está com suspeita de fratura.

Vídeo que circulam nas redes sociais mostram a cratera que foi se abrindo enquanto o barranco deslizavam. Nas imagens, é possível observar que tinham alguns moradores na “beira” do barranco. Ainda segundo as informações, casas e flutuantes foram arrastados.

Por questões logísticas que impedem o pouso de aeronaves à noite no município de Beruri, uma segunda equipe com homens do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Instituto Médico Legal (IML), além de servidores Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas), Secretária de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Secretaria de Estado de Saúde (SES) e Fundação de Vigilância Saúde (FVS), está à caminho do município para prestar a assistência necessária.

NOTA OFICIAL

O Governo do Amazonas informa que assim que tomou conhecimento do desbarrancamento na comunidade do Arumã, em Beruri (a 173  quilômetros de Manaus), no início da noite de sábado (30/09), o governador Wilson Lima determinou, imediatamente, que os órgãos estaduais dessem todo o suporte necessário ao município. Uma equipe de Policiais Militares e agentes da Defesa Civil estadual, que atuam em Beruri, se deslocou ainda na noite de sábado até o local para iniciar os atendimentos aos moradores afetados.

Defesa Civil foi deslocada para o município

“Lamento o ocorrido na comunidade do Arumã e quero prestar minha solidariedade aos familiares das vítimas do desbarrancamento. Determinei total apoio nas buscas pelos desaparecidos e assistência aos moradores afetados pelo ocorrido. Nossas equipes estaduais estão em campo para fazer o que for preciso e dar todo o suporte necessário aos moradores da comunidade”, disse o governador.

Segundo as informações repassadas aos agentes estaduais pela Defesa Civil do município, até o momento foi registrado um óbito e quatro pessoas desaparecidas. Outras dez pessoas com ferimentos foram atendidas pelas equipes de saúde que estão no local. A maioria apresentou quadro de crise hipertensiva e uma pessoa está com suspeita de fratura.

Por questões logísticas que impedem o pouso de aeronaves à noite no município de Beruri, uma segunda equipe com homens do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Instituto Médico Legal (IML), além de servidores Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas), Secretária de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Secretaria de Estado de Saúde (SES) e Fundação de Vigilância Saúde (FVS), está à caminho do município para prestar a assistência necessária.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes