Ir para o conteúdo

Deputados criticam em plenário a exoneração de servidores municipais em Borba

O presidente Roberto Cidade (União Brasil) apresentou um vídeo onde o prefeito Peixoto alega crise financeira e daí a necessidade de exonerar servidores

Deputados debateram sobre a exoneração de servidores - Foto: Hudson Fonseca/Aleam

A Sessão Ordinária, desta terça-feira (2), um dia após as celebrações do Dia do Trabalhador, os deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) debateram sobre o anúncio, feito pelo prefeito Simão Peixoto, de Borba (150 km distante de Manaus), da exoneração de 109 servidores daquela da prefeitura.

O presidente Roberto Cidade (União Brasil) apresentou aos demais deputados um vídeo onde o prefeito Peixoto, em entrevista à uma rádio de Borba, alega crise financeira e daí a necessidade de exonerar servidores e a redução de salários de outros que permaneceram. “Na data que se comemorava o dia do trabalhador, o prefeito faz esse anúncio”, destacou Cidade, questionando ainda a redução pela metade do salário de servidores de diversas secretarias, como Educação, Saúde e Limpeza Pública.

A informação causou revolta nos deputados estaduais, que em apartes questionaram a medida. “A redução de salários fere até as leis trabalhistas e isso não pode acontecer”, apontou o deputado Rozenha (PMZ). As deputadas Alessandra Campêlo (PSC) e Joana Darc (União Brasil) também se manifestaram contra as exonerações.

Campêlo pediu que o prefeito Simão Peixoto justifique onde tem investido os repasses dos governos Federal e Estadual. “As verbas do Fundeb, por exemplo, continuam sendo pagas e até aumentaram, e como o prefeito alega precisar demitir servidores da educação?!”, indagou a deputada, se referindo aos repasses do Governo Federal através do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Nessa mesma linha de questionamentos, o deputado Wilker Barreto (Cidadania), afirmou que irá solicitar ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) informações sobre as contas da prefeitura, para saber se houve queda de receitas ou má gestão. Barreto lamentou a demissão dos trabalhadores, falando que isso causa impactos na economia local. “Desemprego desaquece a economia, diminuição de salário tem diminuição na circulação de dinheiro”, declarou.

Os deputados Abdala Fraxe (Avente), Dr. Gomes (PSC), Mário César Filho União Brasil), Delegado Péricles (PL) e Adjuto Afonso (União Brasil) também criticaram as medidas do prefeito, relembrando outras decisões de Peixoto, como promover lutas com adversários políticos. “Espero que nas próximas eleições, a população de Borba não dê outra chance a este senhor na política”, declarou o deputado Mário César Filho.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes