Ir para o conteúdo

Com 82%, professor Jaime Cavalcante Alves é eleito reitor do IFAM

Ao todo, foram recebidos 5150 votos, sendo 675 de professores, 635 de técnico-administrativos e 3840 de estudantes

Jaime Cavalcante é o novo reitor do Ifam - Foto: Divulgação

Finalizado o processo de escolha para os cargos de reitor e diretores gerais do IFAM, professor Jaime Cavalcante é eleito reitor com 82% dos votos, no mesmo processo foram escolhidos mais 14 diretores gerais de campi do IFAM

O atual reitor do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), professor Jaime Cavalcante Alves, foi eleito com 82% dos votos válidos em consulta pública para a escolha de reitor da instituição (quadriênio 2023/2027). A apuração aconteceu na noite desta quinta-feira (27), no canal do Youtube (TV IFAM).

Ao todo, foram recebidos 5150 votos, sendo 675 de professores, 635 de técnico-administrativos e 3840 de estudantes.  Foram ainda registrados 388 votos em branco e 438 votos nulos. Além de Alves, o candidato Antônio Ferreira Santana Filho concorreu a vaga de reitor e obteve 18% dos votos. A realização do processo de consulta ocorreu em formato eletrônico, constituído de votação virtual no sistema Helios Voting. Via e-mail cadastrado no sistema do IFAM, cada eleitor apto recebeu login e senha para acesso à urna de votação.

Além da escolha de reitor, a comunidade acadêmica teve a oportunidade de votar para escolha dos diretores gerais dos seguintes campi do IFAM:  Manaus Centro, Manaus Distrito Industrial, Manaus Zona Leste, Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Maués, Parintins, Coari, Tefé, Eirunepé, Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Humaitá e Lábrea.

De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral Central (CEC/IFAM), professor Luiz Henrique de Vasconcelos Cavalcante, “O pleito foi um sucesso, conseguimos realizar as eleições com transparência e integridade, tendo em vista que foram as maiores eleições já realizadas no instituto podemos considerar que o processo foi extremamente exitoso, e se levarmos em conta a logística envolvida neste processo podemos dizer que nosso processo foi muito bem sucedido e esse sucesso só foi possível graças ao trabalho e a dedicação de toda equipe da Comissão Eleitoral Central (CEC) ", disse.

Conforme o regulamento das eleições, os resultados finais da consulta serão apresentados à comunidade acadêmica após a análise e homologação do Conselho Superior do IFAM (Consup), em reunião a ser realizada no dia 05 de maio. Em seguida, o conselho deverá se reunir para definir os trâmites do processo que irá homologar o nome do eleito, em seguida seu nome segue para nomeação pelo presidente da República.

Reitor eleito
O reitor eleito, professor Jaime Cavalcante Alves, agradeceu a Comissão Eleitoral, formada pelas entidades representativas do Ifam, e a comunidade acadêmica.“ Agradeço imensamente a toda comunidade pelo inestimável apoio e confiança depositados em nossa gestão. Desde o início, nossa equipe trabalhou com afinco e dedicação, empenhando todos os esforços para atender às necessidades dos alunos do IFAM e da população do Amazonas como um todo.

Em relação ao processo de consulta, temos a satisfação de afirmar que realizamos uma campanha transparente, limpa e civilizada, pautada nos ideais do IFAM e nas propostas que apresentamos para aprimorar a qualidade do ensino e do ambiente acadêmico. Nossa campanha foi conduzida dentro dos princípios democráticos, com cordialidade e urbanidade, e isso é motivo de orgulho para toda a nossa equipe.

Agora, com o processo eleitoral concluído, reforçamos nosso compromisso de trabalhar ainda mais para o crescimento e o fortalecimento do IFAM e da educação como um todo no Amazonas. Continuaremos focados em cuidar dos nossos alunos e em oferecer um ensino de excelência, contribuindo para o desenvolvimento do estado do Amazonas. Mais uma vez, muito obrigado a todos pelo apoio e confiança”, destacou.

O candidato eleito é docente do IFAM, é licenciado em Ciências Agrícolas e mestre em Educação Agrícola, ambos pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Enquanto servidor do Instituto, foi diretor geral dos campi Manaus Zona Leste e Tabatinga e pró-reitor de Desenvolvimento Institucional.

Alves é reitor em mandato suplementar desde 2021, após o titular do cargo, professor Antônio Venâncio Castelo Branco, falecer vítima de complicações da covid-19, em janeiro de 2021.

Diretores gerais eleitos
Campus Manaus Centro:Edson Valente Chaves
Campus Manaus Distrito Industrial: Nivaldo Rodrigues
Campus Manaus Zona Leste:David Lima
Campus Presidente Figueiredo: Jackson Pantoja
Campus Itacoatiara: Francinete
Campus Maués: Carlos Roberto
Campus Parintins:Christiane
Campus Coari: Elcivan dos Santos
Campus Tefé: Martinho
Campus Eirunepé:Dirceu Dácio
Campus Tabatinga:Nicolas Andretti
Campus São Gabriel da Cachoeira: Renato Valadares
Campus Humaitá: Adamir
Campus Lábrea: Adelino Galvão

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes