Ir para o conteúdo

No dia em que música Gospel foi reconhecida como manifestação cultural em Manaus, os vereadores também aprovaram um Projeto de Lei (PL) que institui o dia 8 de junho como dia municipal do Heavy Metal. As duas propostas foram aprovadas na sessão plenária híbrida desta segunda-feira, 24/08, na Câmara Municipal de Manaus (CMM) e agora seguem para a sanção do prefeito Arthur Neto (PSDB).

O presidente da CMM, vereador Joelson Silva (Patriota) é o autor do PL nº 54/2020 que reconhece como manifestação cultural de Manaus, a Música Gospel e os Eventos a ela relacionados para os benefícios legais previstos na legislação municipal de incentivo à cultura.

Segundo Joelson, o objetivo é dar mais clareza nas ações culturais impostas pelo poder público, como forma de trazer benefícios. “Vale ressaltar que dando o reconhecimento necessário a esses tipos de eventos, estaremos contribuindo ainda mais com a socialização familiar e cristã, pois milhares de famílias prestigiam esse acontecimento, pois muitas das vezes estão ali a procura de uma palavra, de uma oração e até mesmo uma música para alegrar suas vidas”, destacou o parlamentar.

Consta no PL que a música gospel já é reconhecida como manifestação cultural para fins de recebimento de benefícios através da Lei Rouanet, nº 8.313, de 23/12/1991, alterada através da Lei nº 12.590 de 09/01/2012.

Heavy Metal

Os vereadores também aprovaram por unanimidade o dia 8 de junho como Dia Municipal do Heavy Metal, em Manaus. O PL nº 182/2020 foi apresentado pelo vereador Márisson Roger (Progressista). A data escolhida é em homenagem ao cantor, compositor, pianista e maestro brasileiro, Andre Matos, que faleceu no dia 08 de junho de 2019.

“A proposta foi apresentada devida a importância do músico brasileiro, que esteve várias vezes na cidade de Manaus. O músico teve carreira artística vitoriosa no Japão, Estados Unidos e países da Europa, com milhões de discos vendidos e inúmeros shows realizados. Andre Matos foi um cantor, compositor, maestro, produtor e pianista brasileiro, conhecido por ter sido vocalista das bandas Viper, Angra e Shaman”, destacou Márisson na justificativa do projeto.

Segundo o vereador, há uma petição de fãs do cantor publicada na internet solicitando a homenagem em âmbito nacional, que já conta com mais de 42 mil assinaturas.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes