Ir para o conteúdo

Com pandemia de coronavírus declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em todo o mundo e suspensão de aulas em algumas capitais do País, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) resolveu seguir recomedações de autoridades em saúde. As aulas nas escolas do Município estão suspensas por 15 dias neste primeiro momento. O anúncio foi feito pelo prefeito Arthur Virgílio Neto em coletiva no início da tarde desta segunda-feira.

A Secretaria de Estado de Educação Desporto (Seduc) deve seguir o mesmo caminho. Durante a manhã inteira o titular da pasta, Luis Fabian, se reuniu com o governador Wilson Lima para definir o que será feito. Mas, com a definição por parte da prefeitura de suspender as aulas, no Estado o mesmo movimento deve ser feito.

A pressão é grande. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam) pediu a suspensão das aulas. “Embora nossos alunos não sejam considerados como grupo de risco, eles são considerados proliferadores do coronavírus para outras pessoas, como os idosos, parte mais sensível da pandemia”, disse a presidente do sindicato, Ana Cristina Rodrigues, em ofícios enviados aos órgãos.

Além da suspensão das aulas, o sindicato também pediu a que Seduc e Semed que disponibilizem álcool em gel nas unidades geridas por elas e sabão nos banheiros das repartições e escolas.

A preocupação ficou maior após a confirmação do primeiro caso confirmado em Manaus e pelas notícias da rápida disseminação do vírus. “Já se comprovou que uma das melhores formas de frear a disseminação do vírus é evitar o contato com ele, com o isolamento das pessoas”, disse Ana Cristina.

De qualquer forma, a partir desta terça-feira (17), a Secretaria de Estado de Educação e Desporto vai monitorar os estudantes. A ação faz parte de uma série de medidas que estão sendo adotadas para a prevenção ao novo coronavírus na rede pública estadual de ensino.

Todos os os gestores receberão fichas que deverão ser preenchidas diariamente e, em caso de situações atípicas, encaminhadas à secretaria.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes