Ir para o conteúdo

Dito & Feito - 'Justiça Eleitoral será firme e implacável contra fake News' avisa Alexandre de Moraes

O presidente do TSE alertou que a Constituição não permite, "inclusive em período de propaganda eleitoral", a propagação de discursos de ódio"

Em discurso ao tomar posse na presidência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), na noite desta terça=-feira (16),  o ministro Alexandre de Moraes defendeu as urnas eletrônicas e prometeu um combate "implacável" da Corte a fake news contra o sistema eleitoral. Moraes afirmou que a interferência da Justiça sobre as eleições será mínima, mas que ela não permitirá abusos do direito à liberdade de expressão.

— A intervenção da Justiça Eleitoral será mínima, mas será célere, firme e implacável no sentido de coibir práticas abusivas ou divulgação de notícias falsas ou fraudulentas, principalmente daquelas escondidas no covarde anonimato das redes sociais, as famosas 'fake news'. Assim atuará a Justiça Eleitoral para garantir o regime democrático e a vontade popular –, ressaltou.

Em seus agradecimentos às autoridades presentes à cerimônia, Moraes citou em primeiro lugar o presidente Jair Bolsonaro (PL), mas seu pronunciamento foi uma reação indireta a discursos do chefe do Executivo.  O presidente do TSE alertou que a Constituição não permite, "inclusive em período de propaganda eleitoral", a propagação de discursos de ódio e de manifestações, "sejam pessoais, seja nas redes sociais ou por meio de entrevistas públicas", que busquem o rompimento da democracia

Sem aplausos

Em um momento de sua fala, Moraes disse que o sistema eleitoral é motivo de "orgulho nacional" e foi aplaudido de pé pelas autoridades presentes no plenário do TSE.

*

Bolsonaro, que estava sentado ao lado da cadeira da presidência da Corte, foi o único da mesa que não aplaudiu..

Cara a cara

Cara a cara Sentado em posição de honra destinado a ex-presidentes no plenário do TSE, Lula (PT) teve hoje seu primeiro encontro público com Bolsonaro. Durante a entrada do presidente, o petista não se levantou e foi visto abrindo uma garrafa de água enquanto os demais presentes aplaudiam.

Lula e Bolsonaro: cara a cara na posse de Alexandre de Moraes, no TSE

Aplaudido de pé

Em um momento de sua fala, Moraes disse que o sistema eleitoral é motivo de "orgulho nacional" e foi aplaudido de pé pelas autoridades presentes no plenário do TSE, local onde foi realizada a cerimônia de posse.

*

Bolsonaro, que estava sentado ao lado da cadeira da presidência da Corte, foi o único da mesa que não aplaudiu...

Aviso aos candidatos

Atenção senhores candidatos – vale para os daqui, também. No foco da atuação de Moraes à frente do TSE deve estar o combate às fake news durante a campanha eleitoral.

*

“Se houver repetição do que foi feito em 2018, o registro será cassado e as pessoas que assim fizerem isso irão para a cadeia por atentarem contra as eleições e a democracia no Brasil”, avisou Morais.

Amazonenses em foco

A cerimônia de posse de Moraes contou, diretamente,  com a participação de dois amazonense ilustres.

O corregedor-geral eleitoral, ministro Mauro Campbell Marques, e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti.

Ele é um fariseu

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o presidente Jair Bolsonaro (PL) está tentando manipular evangélicos e chamou o atual mandatário de "fariseu", "presidente fajuto e genocida".

— Ele é um fariseu e está tentando manipular a boa-fé de homens e mulheres evangélicos que vão à igreja tratar da sua fé, da sua espiritualidade.

Ataques a Janja

Lula disse que Jair e seus aliados ficam tentando contar mentira o tempo inteiro.

—  Mentiras sobre o Lula, sobre a mulher do Lula, sobre vocês, sobre índios e quilombolas. Não haverá mentira nem fake news que manterão você governando esse país, Bolsonaro –, seguiu Lula.

Kombi na rua

A  velha kombi do PT já está na rua.

Sobre ela iniciaram a campanha nesta terça-feira, 16, ontem o deputado federal Zé Ricardo e o ex-deputado federal Francisco Praciano. Além deles, o ex-senador João Pedro também pegou carona na “perua”.

Praciano, Zé Ricardo e João Pedro: todos na kombi

Praciano lançou

Na verdade, o kombi passou a ser palanque e símbolo do  PT no Amazonas, na década de 1980, lançada por Praciano, que entrou na carreira politica ao se eleger vereador e depois deputado federal.

Herança

O hábito foi herdado por Zé Ricardo que também se elegeu vereador e deputado fazendo política do alto da kombi.

Praça é candidato a senador, Zé a reeleição  a deputado federal e João é suplente de Omar Aziz ao senado.

*

— No  primeiro dia de campanha  fomos à zona norte de Manaus.  Ao lado do T3 fizemos campanha para Lula, Omar, Eduardo, Zé Ricardo e Praciano –, disse João Pedro.

Memórias de Arthur

O ex-prefeito Arthur Virgílio (PSDB) deu a largada à sua campanha no Jorge Teixeira, bairro que fundou na zona Leste da capital ainda em sua primeira gestão de prefeito (1988).

Na conversa com os moradores, o   candidato ao Senado pela federação PSDB-Cidadania explicou porque ganhou tantos amigos no bairro.

*

— Porque enfrentei um grileiro e não deixei de jeito algum que derrubassem as casas [dos moradores], só se passassem por cima de mim.

Arthur Virgílio de volta ao Jorge Teixeira, bairro que fundou como prefeito

Inteiro para a luta

O ex-prefeito disse que ninguém “passou por cima dele” e por  ele continua inteiro para luta.

— Aliás, o que sei fazer mesmo  é lutar por minhas ideais e por minhas ideias.

E a  principal delas é defender o Amazonas e resgatar o respeito a nossa gente – , afirmou.

La Darc solta os cachorros

A deputada estadual Joana Darc ( (União Brasil) ) lançou sua candidatura à reeleição em um fusca verde e com a presença do governador Wilson Lima (União Brasil), além, claro de explorar a imagem de defensora dos animais.

Diferente de 2016

La Darc relembrou sua caminhada na política, quando concorreu às eleições de 2016 e foi eleita vereadora de Manaus.

— Na minha primeira eleição, em 2016, foi um sacrifício conseguir 20 carros para adesivar. Hoje, estamos aí com centenas de carros e motos. Isso prova que fiz um trabalho efetivo em nosso Estado – acredita a patlamentar.

Dá-lhe, Marcelo!

Orgulho da raça:Marcelo Ramos classificado na "Elite Parlamentar"

Arko Advice, empresa brasileira de pesquisa de análise política – com sedes em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Nova Iorque e Londres, divulgou nesta terça-feira, 16, seu relatório de 2022 e colocou o deputado federal Marcel Ramos (PSD-AM) no ranking Elite Parlamentar 2022, composta pelos legisladores considerados “Lideranças Informais”.

Elite parlamentar

A Arko destaca Ramos na categoria “Debatedores, parlamentares com boa capacidade oratória e senso de oportunidade para se colocarem em posição de destaque nos debates em Plenário e nas comissões.”

*

— Como um parlamentar do Amazonas, que só tem 8 deputados federais, me sinto honrado por estar em destaque nesse e em outros rankings de avaliação parlamentar. Tenho usado esse reconhecimento para fortalecer a defesa dos interesses dos amazonenses, a quem dedico cada dia do meu mandato  –, disse Ramos.

Pros agora é Lula

A Executiva Nacional do Pros, agora comandada por Eurípedes Júnior, decidiu nesta segunda-feira (15) retirar a candidatura do coach Pablo Marçal à Presidência. A legenda irá apoiar Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no pleito.

Pra tirar o Brasil do buraco

— Entendemos que a melhor pessoa para tirar o Brasil da crise e fazê-lo crescer novamente é Lula, que já governou esse país tirando dezenas de milhões de pessoas da miséria, com programas sociais e geração de emprego e renda –, diz documento assinado pelo presidente da sigla.

Os 12 de Lula

Com a decisão, Lula terá, além do PT, nove legendas em sua base aliada para a disputa da Presidência.

Veja quais são: PSB, PV, PCdoB, Avante, Psol, Rede, Agir, Solidariedade e Pros o apoiam.

ÚLTIMA HORA

Pela primeira vez candidatos negros são maioria nas eleições

Pela primeira vez na história das eleições brasileiras, candidatos negros são maioria no pleito. Eles representam 49,57% dos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para concorrer a diferentes cargos. Desse total, 10 mil se autodeclaram pardos (35,65%) e 3.937 se consideram pretos (13,92%). Os brancos, por sua vez, são mais de 13 mil, o que representa 48,86% daqueles que tiveram sua candidatura registrada.

Apesar de representarem apenas 0,62%, o número de indígenas também é recorde, com 175 candidatos ao poder. A raça amarela é aquela com menor representatividade (0,4%), somando apenas 112 candidatos. Além disso, 150 não informaram e sete foram considerados pelo TSE como "não divulgável".

*

Em 2018, os brancos eram 52,4% de todos os candidatos, isto é, 15.241. Na ocasião, 10.382 (35,7%) se autodeclaram pardos e 3.160 (10,86%), pretos; ou seja, 46,56% eram negros. Naquela eleição geral, os indígenas representavam apenas 133 dos candidatos (0,46%). Além disso, 0,58% eram amarelos. Nos pleitos de 2014, a quantidade de negros e indígenas era ainda menor: 44,26% e 0,32%, respectivamente.

ORGULHO

Após muitas décadas, finalmente a mulher terá o direito de mandar no próprio corpo. O Senado aprovou um Projeto de Lei que dispensa a autorização do marido para que a mulher faça laqueadura – procedimento médico de esterilização para que elas não tenham mais filhos. Pela legislação em vigor atualmente, mulheres precisam do aval do marido para se submeterem ao procedimento. A proposta vitoriosa já foi aprovada na Câmara e segue agora para sanção presidencial.

— Esse artigo é todo baseado para que a mulher tenha o direito de decidir o que ela quer, a sua vida. Que ela avise ao seu companheiro, ao seu marido, ao seu amigo, ou enfim, mas ela tem o direito de decidir se ela quer usar o método contraceptivo ou não –, disse Nilda.

VERGONHA

O ex-policial militar e candidato a deputado estadual no Rio Fabrício Queiroz (PTB) lançou sua campanha com o slogan "Lealdade de Verdade" e uma foto ao lado do presidente e postulante à reeleição, Jair Messias Bolsonaro (PL). Queiroz foi denunciado pelo Ministério Público do Rio por organização criminosa, peculato, lavagem de dinheiro e apropriação indébita, sob a acusação de operar um esquema de rachadinha para o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), de quem foi assessor no período em que o filho do presidente era deputado estadual. As investigações foram suspensas por decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes